Carro "fusquinha", símbolo brasileiro para o dia do automóvel. Foto: Divulgação
Na terça-feira, 13 de maio, é comemorado o Dia do Automóvel, data instituída em 1934 pelo então presidente Getúlio Vargas. Desde então, o setor automotivo nacional cresceu exponencialmente e se tornou parte da identidade brasileira, com carros que marcaram gerações.
Ao longo das décadas, diversos modelos icônicos deixaram sua marca nas ruas e nas lembranças dos brasileiros. Confira a seguir alguns dos carros mais memoráveis da indústria automobilística nacional.
O Fusca é, sem dúvidas, um dos maiores símbolos da história automotiva do Brasil. Com mais de 3 milhões de unidades vendidas no país, o modelo atravessou gerações e teve versões inesquecíveis.
Entre elas, destaca-se o Fusca Itamar, que voltou a ser fabricado em 1993, por iniciativa do então presidente Itamar Franco, após sete anos fora de linha. A produção seguiu até 1996, encerrando um ciclo marcado por carinho e nostalgia.
O Gol foi mais que um sucesso: tornou-se líder de vendas por 27 dos seus 42 anos em produção. Com mais de 8 milhões de unidades fabricadas, o modelo conquistou o público com inovação e desempenho.
Entre seus destaques estão o primeiro motor 1.0 turbo do Brasil, lançado no início dos anos 2000, e o sistema flex, que estreou em 2003. O modelo também estreou a plataforma PQ24, em 2008, e o câmbio automatizado i-Motion, em 2009.
Durante muito tempo, o Opala foi sinônimo de status no Brasil. Produzido por 24 anos, o sedã da Chevrolet recebeu versões luxuosas como o Opala Diplomata, que foi pioneiro ao oferecer itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e toca-fitas.
Até hoje, o Opala é referência em elegância e conforto, e segue vivo na memória dos apaixonados por carros clássicos.
Nos anos 1980, o Ford Escort XR3 tornou-se um dos carros mais desejados do Brasil, especialmente em sua versão conversível, lançada em 1985. O modelo agradou diferentes públicos e trouxe inovações para o mercado nacional.
Foi o primeiro carro brasileiro com opção de duas ou quatro portas, além de versões como básica, L e GL. Destaques de acabamento, como bancos de veludo e o icônico relógio azul no teto, marcaram a geração.
Considerado por muitos como o carro mais resistente do país, o Fiat Uno virou símbolo de praticidade e economia. Bastante utilizado por empresas de telefonia, ficou famoso nas redes sociais pela cena clássica da escada no teto.
Mas o Uno também inovou: em 1994, o Mille ELX foi o primeiro carro popular a oferecer ar-condicionado como item de série. A produção chegou ao fim em 2021, com uma edição especial de despedida: o Uno Ciao, com apenas 250 unidades.
1
2
4
23:47, 15 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos, o país perdeu 94% do seu rebanho de asininos entre 1996 e 2025.
"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!"
Pesquisadores de uma universidade no Japão anunciaram uma descoberta em que uma única injeção foi capaz de transformar o fígado de ratos em uma "fábrica interna" de medicamentos.
mais notícias
+