Imagem da NASA do Cometa 3I/ATLAS Foto: Divulgação / NASA
O cometa 3I/ATLAS foi descoberto em 1 de julho de 2025 pelo sistema de vigilância ATLAS, instalado no Chile, e rapidamente identificado como vindo de fora do nosso Sistema Solar. Trata-se apenas do terceiro objeto interestelar confirmado a atravessar o Sol.
De acordo com informações do NASA Science, as observações apontam que o cometa segue uma órbita hiperbólica, o que mostra que ele não está interligado ao Sol, apenas está de 'passagem'.
No dia 30 de outubro de 2025, está previsto que o cometa atinja o ponto máximo de aproximação ao sol, quando estará 1,4 unidades astronômicas, cerca de 210 milhões de quilômetros de distância, dentro da órbita de Marte.
No entanto, em relação ao Planeta Terra, o 3I/ATLAS não representa perigo, pois, mantém a distância de pelo melhor 270 milhões km de distância.
Apesar de revelar algumas informações científicos, muitos estudiosos vêm reclamando da falta de divulgação rápida.
Indiretamente, essa ausência de informações mais detalhadas, causa um apovoro e especulações sobre "o por que da demora?" ou "será que são extra-terrestres?"
Ainda com relato da NASA Science, As investigações espectroscópicas e fotométricas realizadas por telescópios como JamesWebbSpaceTelescope (JWST) e o observatório HubbleSpaceTelescope revelaram que o cometa possui uma coma (nuvem gasosa e de poeira) rica em dióxido de carbono (CO) e contém também gelo d’água e outros compostos.
O índice CO/HO medido ficou em torno de 8:1, valor bastante elevado para cometas vistos no nosso Sistema Solar — o que sugere que esse visitante interestelar se formou ou evoluiu em condições muito diferentes das cometas “domésticos”.
Além disso, em estudos publicados mais recentemente, foi detectada emissão de HCN (cianeto de hidrogénio) no cometa quando este estava a cerca de 2,1 UA do Sol — uma evidência de que sua química pode ter semelhanças com cometas solares, apesar da origem distinta.
O cometa 3I/ATLAS representa uma oportunidade rara de estudar material de outro sistema estelar. Isso, pois é um material vindo do espaço interestelar.
Desta forma, será permitido comparar diretamente a química, dinâmica e evolução dos corpos presente no nosso Sistema Solar em relação ao externo, da onde vem o 3I/ATLAS.
O avistamento do Cometa 3I/ATLAS causa medo e pânico, mas, ao mesmo tempos, para os profissionais da NASA, demonstra que o Sistema Solar que a terra orbita, não está isolado e, muito menos, sozinho.
Pois, corpos de outros sistemas podem cruzar o nosso.
2
3
4
01:47, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+