Pernambuco, 17 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Açúcar vicia? Estudo surpreende ao quebrar mito sobre doces

O ditado popular que diz que "quanto mais doce a gente come, mais vontade tem de comer" pode não passar de um mito.

Cami Cardoso

21 de junho de 2025 às 13:56   - Atualizado às 14:33

Açúcar vicia? Estudo surpreende ao quebrar mito sobre doces

Açúcar vicia? Estudo surpreende ao quebrar mito sobre doces Foto: Reprodução / Internet

O ditado popular que diz que "quanto mais doce a gente come, mais vontade tem de comer" pode não passar de um mito. Uma pesquisa apresentada no Congresso Nutrition 2025 lançou dúvidas sobre essa ideia, ao revelar que o consumo de açúcar não necessariamente aumenta o desejo por doces.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, sob a liderança da professora de Nutrição Kees de Graaf. Segundo ela, a crença de que o açúcar estimula um apetite contínuo por mais açúcar é mais baseada em senso comum do que em comprovação científica.

Para investigar a veracidade dessa ideia, o grupo de pesquisadores elaborou um experimento controlado envolvendo 180 participantes, que foram divididos em três grupos. Um grupo consumia poucas sobremesas, outro mantinha uma ingestão moderada e o terceiro adotou uma dieta com alta quantidade de doces.

O estudo teve duração de seis meses. Durante esse período, os participantes tiveram seu consumo monitorado por meio de marcadores em amostras de urina, além de responderem a questionários detalhados sobre suas preferências alimentares e o desejo por doces.

O resultado surpreendeu. Independentemente da quantidade de açúcar ingerida, todos os grupos relataram níveis semelhantes de vontade de consumir doces. Ou seja, o desejo por açúcar não aumentou proporcionalmente ao consumo,  o que sugere que a quantidade ingerida não influencia diretamente no apetite por mais açúcar.

Apesar disso, os pesquisadores reforçam a importância da moderação. Mesmo que o açúcar não gere um ciclo automático de desejo contínuo, seu consumo excessivo, especialmente em bebidas açucaradas, está diretamente associado a problemas como obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:59, 17 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Elenco de Avenida Brasil 2
Trama

Avenida Brasil 2: o retorno de Carminha e Nina; saiba o que esperar da continuação da novela que parou o país

Ambientada 14 anos após os acontecimentos da trama original, a história promete novos conflitos no bairro fictício do Divino e o reencontro de personagens que conquistaram o público.

Stephanie Bryan trabalhava na empresa de ônibus elétricos The Big Lemon, localizada em Bristol.
Caso

Motorista é demitida após reclamação de mau cheiro em ônibus e perde processo por discriminação na Inglaterra

O caso teve início depois que uma colega relatou um forte odor na cabine do veículo, que teria sido provocado por flatulência (pum).

Entenda o adenocarcinoma pulmonar, câncer diagnosticado no papa Leão XIV.
Tratamento

Entenda o adenocarcinoma pulmonar, câncer diagnosticado no papa Leão XIV

O procedimento teve como objetivo remover a parte do pulmão afetada. Após a cirurgia, o pontífice permaneceu internado para recuperação e acompanhamento médico.

mais notícias

+

Newsletter