Jovem da Venezuela e Nicolás Maduro. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Na Venezuela, a Justiça condenou uma jovem de 25 anos, a dez anos de prisão por criticar uma militante chavista nas redes sociais. A decisão foi publicada na quinta-feira, 26 de junho.
Merlys Oropeza foi sentenciada na última segunda (23) no estado de Monagas, que fica no nordeste do país. A mulher foi julgada por incitação ao ódio, no qual críticos afirmam que a lei serve para intimidar a oposição de Nicolás Maduro.
À AFP, uma fonte próxima ao caso forneceu detalhes da sentença, que não foi oficialmente comunicada pela justiça venezuelana. A família escolheu não se pronunciar.
A jovem foi presa no dia 9 de agosto de 2024, logo após comentar na rede social Facebook.
"Que ruim que uma pessoa dependa de uma bolsa", em referência a um programa de distribuição de alimentos subsidiados pelo governo.
A crítica havia sido direcionada à chefe de rua local, que fica encarregada de distribuir alimento na comunidade, a denunciou às autoridades do país.
A jovem deixou uma carta aos pais e foi divulgada recentemente nas redes sociais.
"Estou destruída, mãe, estou vazia, pai. Não encontro motivos para continuar vivendo.", escreveu.
"Mamãe e Papai. Com muita nostalgia e tristeza escrevo esta carta porque sinto que tudo o que eu diga não será suficiente para reparar o dano que lhes fiz passar. Estou aqui, neste lugar escuro, presa não só entre quatro paredes, mas pelo peso da minha culpa e da minha tristeza, e embora eu tente encontrar sentido, a verdade é que não consigo... já não tenho mais vontade de continuar.
Tenho pensado em tudo desde que caí nisso. Cada segundo me golpeia a consciência e, em cada um desses golpes, estão vocês, seus rostos, sua dor, suas noites sem dormir, sua decepção, e isso é o que me destrói... Saber que vocês me deram tudo, que me amaram mesmo quando eu não merecia, são quem mais tem sofrido pelos meus erros.
Não sei se algum dia vou conseguir me perdoar, me sinto como um peso em suas vidas, um fardo, fiz tudo errado. Tudo! E o que mais me dói é ter arrastado o amor de vocês por mim a este inferno. Estou quebrada, Mamãe, estou vazia, Papai. Já não tenho forças para me levantar a cada manhã entre estas paredes sabendo que a única coisa que fiz foi decepcioná-los.
Não encontro razões para continuar vivendo, porque sinto que tirei demais de vocês. Cada lágrima de vocês é por minha culpa, que cada dia que estou aqui vocês também o vivem como uma condenação. Não quero que venham me ver com essa tristeza nos olhos.
Não quero que continuem me esperando com esperanças quando eu mesma já desisti, só quero lhes pedir perdão... Por ter arruinado minha vida e a de vocês junto com ela. Perdão por tudo o que os fiz passar, por tudo o que tiveram que aguentar por minha causa. Vocês merecem paz.
Merecem alegria, merecem uma filha que lhes retribua o amor que sempre tiveram de sobra... E eu já não sei se tenho forças para ser essa filha. Já não sei se tenho forças para continuar respirando".
3
4
13:29, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
mais notícias
+