Vavá Paulino. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Vavá Schön-Paulino, professor, ator e agente cultural pernambucano, morreu na quinta-feira, 11 de setembro, aos 65 anos, vítima de um incêndio em sua casa, no município de Floresta, Sertão do Estado. As chamas começaram por volta das 19h, na Rua Manoel Nonato de Sá.
Sozinho dentro do imóvel, Vavá não conseguiu fugir do fogo. Vizinhos tentaram ajudar jogando baldes d'água. O corpo foi encontrado em um dos quartos da residência.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado por volta das 7h30, mas quando os agentes chegaram, o fogo já havia sido controlado. A área foi isolada para o trabalho de rescaldo e, em seguida, para a atuação da perícia. O caso está sendo investigado pela 22ª Delegacia de Floresta.
A Polícia Civil (PCPE), vai instaurar um inquérito para investigar as causas do incêndio.
Figura reconhecida no cenário cultural, Vavá atuou como diretor de Cultura de Floresta, foi vice-presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Pernambuco (SATED-PE) e também exerceu funções de gestão em importantes equipamentos culturais do Recife, como o Teatro de Santa Isabel.
Em nota conjunta, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentaram o falecimento do artista, destacando sua contribuição na educação, nas artes como poeta, artista plástico e performer e na gestão cultural, que o consolidou como referência no Sertão de Itaparica e em todo o estado.
O SATED-PE ressaltou que Vavá foi uma "referência inquestionável", lembrado pelo talento, sensibilidade e dedicação que marcaram sua trajetória e impactaram todos que conviveram com ele.
A Polícia Civil está investigando um caso de uma morte ocorrida durante um incêndio em um ritual religioso em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, o caso está sendo investigado por meio de inquérito policial instaurado no 8º Distrito Policial do município.
"Foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML). Os laudos foram analisados pela autoridade policial, que também colheu depoimentos de testemunhas e segue realizando diligências para esclarecer os fatos", disse a SSP.
Como o nome do local religioso não foi divulgado, a defesa não foi localizada. O espaço permanece aberto para manifestação.
3
4
11:48, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
mais notícias
+