Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Transporte gratuito será oferecido nas Eleições 2026 a eleitores no Grande Recife

A solicitação foi feita pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e confirmada pelo governo do estado.

17 de abril de 2026 às 16:35   - Atualizado às 17:06

Ônibus do Grande Recife.

Ônibus do Grande Recife. Foto: Divulgação

Eleitores da Região Metropolitana do Recife poderão utilizar as linhas de ônibus do transporte público de forma gratuita nas Eleições de 2026, no primeiro e segundo turno.

A solicitação foi feita pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que obteve na terça-feira, 13 de abril, resposta favorável do governo do estado, responsável pela gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte.

A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população ao voto, sobretudo para pessoas em situação de vulnerabilidade. Os horários em que a gratuidade estará disponível ainda serão divulgados pelo Grande Recife Consórcio. Uma medida semelhante já havia sido aplicada nas Eleições de 2024.

Agreste e Sertão

O TRE-PE também enviou às Prefeituras de Caruaru, Petrolina e Garanhuns, todas cidades com sistema de transporte público pelo regime de concessão, o pedido para que fossem incluídos nas suas Leis Orçamentárias Anuais (LOAs), recursos destinados a garantir a gratuidade das passagens de ônibus durante o pleito deste ano.

Até o momento, o anúncio se restringe aos ônibus, sem incluir o Metrô do Recife, como ocorreu nos últimos anos. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que essa questão ainda não foi definida.

Veja Também

Região Metropolitana concentra 41,70% do eleitorado pernambucano

A maior parte das eleitoras e dos eleitores pernambucanos está concentrada na Região Metropolitana do Recife. São 2.983.262, o que corresponde a 41,70% do total dos 7.152.871 eleitores aptos a votar no estado. Também é onde estão seis dos dez maiores colégios eleitorais: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe.

Já a região Agreste conta com 1.827.706 eleitores, 25,5% do total, e permanece com dois dentre os dez maiores colégios eleitorais: Caruaru (247.041) e Garanhuns (97.579). 

A região da Zona da Mata pernambucana reúne 1.033.554 eleitores, ou seja, 14,4% do total do eleitorado. Vitória de Santo Antão é a cidade desta localidade com o maior quantitativo de eleitores (102.536). Já Camutanga aparece no ranking com o menor número (7.562). 

No Sertão, há 824.837 eleitores, representando 11,5%. Já a mesorregião do São Francisco tem o menor eleitorado do estado, 483.512, o que corresponde a 6,75% da totalidade. 

Os dados sao do Site do TRE em Pernembuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:28, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

Parque das Esculturas Francisco Brennand.
Funcionamento

Parque de Esculturas Francisco Brennand fecha no domingo (25) durante o segundo turno das eleições; veja quando reabre

Inaugurado em 2000, o espaço integra o projeto Eu Vi o Mundo Ele Começava no Recife, que também inclui a rosa dos ventos de Cícero Dias, no Marco Zero.

Da janela, o policial estendeu o corpo em direção à criança, segurou-a e a puxou para dentro da casa.
Resgate

Criança cai do segundo andar, fica presa em fios e é salva por policial em Alagoas

Militar havia acabado de sair do serviço quando percebeu a situação; moradores acompanharam o salvamento.

mais notícias

+

Newsletter