Pernambuco, 28 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Terceiro incêndio na UFPE em uma semana deixa prejuízo estimado em R$ 100 milhões, diz reitor

Fogo atingiu prédio com laboratórios no Recife e comprometeu materiais reunidos ao longo de duas décadas; ninguém ficou ferido.

08 de outubro de 2026 às 09:38   - Atualizado às 09:52

Incêndio tomou o antigo prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da UFPE.

Incêndio tomou o antigo prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da UFPE. Foto: Reprodução

Equipamentos, amostras e materiais de pesquisas científicas foram atingidos pelo incêndio que tomou o antigo prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na noite desta quarta-feira, 7 de outubro. O reitor Alfredo Gomes estima o prejuízo em cerca de R$ 100 milhões.

O edifício fica no campus Recife, na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital, e abrigava laboratórios ligados à produção de fármacos, informática e genética. Foi o terceiro incêndio registrado na universidade em aproximadamente uma semana. Não houve feridos.

Amostras acumuladas durante 20 anos

O impacto vai além do valor dos equipamentos. Em entrevista à TV Globo, o reitor afirmou que o local reunia aproximadamente cem tipos de pesquisas e amostras acumuladas ao longo de duas décadas.

Os trabalhos envolviam professores, estudantes de iniciação científica, mestrandos e doutorandos. O prédio também abrigava o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica.

“É uma perda irreparável para a Universidade Federal de Pernambuco e para as pesquisas ali desenvolvidas”, declarou Alfredo Gomes.

Veja Também

Entre as áreas de estudo desenvolvidas no espaço estavam câncer, obesidade, Covid-19, TDAH e autismo. O incêndio atingiu materiais vinculados a diferentes etapas da formação acadêmica, incluindo pesquisas de pós-doutorado.

A estimativa financeira apresentada pelo reitor considera equipamentos de laboratório, grandes freezers e estruturas de informática. O levantamento detalhado dos danos ainda depende da avaliação do imóvel e dos materiais atingidos.

Combate às chamas atravessou a madrugada

O trabalho dos bombeiros foi concluído às 5h desta quinta-feira (8). Segundo o major Melquezedek Calado, o fogo atingiu todo o pavimento superior e uma sala do andar inferior.

A equipe conseguiu preservar alguns laboratórios no térreo e impedir que as chamas alcançassem os imóveis vizinhos. A UFPE informou que os tipos de produtos armazenados contribuíram para a rápida propagação do incêndio.

A causa inicial ainda não foi identificada. A universidade acionou a Polícia Federal para apurar o caso e buscou apoio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Outros dois incêndios recentes

Em 30 de setembro, um laboratório do Departamento de Física foi atingido pelo fogo. Na ocasião, a suspeita inicial apontava para um forno mufla, utilizado no aquecimento de substâncias.

No domingo (4), outra ocorrência atingiu o Laboratório de Citogenética e Evolução Vegetal, no Centro de Biociências. Também não houve feridos nesses dois episódios. A sequência de registros não esclarece, por si só, a origem do incêndio desta quarta-feira.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:42, 28 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feira de Belo Jardim.
Mudança

Feira livre de Belo Jardim será realizada na terça-feira (3) por causa do feriado de Finados

A gestão orienta os feirantes e a população a ficarem atentos à mudança e se programarem para a nova data, garantindo a organização de suas atividades.

A conquista é da segunda-tenente Aurita.
Aviação

PM de Pernambuco forma primeira mulher piloto de helicóptero da corporação

Segunda-tenente Aurita concluiu formação após aproximadamente um ano de preparação e passa a integrar o Grupamento Tático Aéreo.

Produtos em mercado.
Dados

Proibição das bets aumenta em 6,5% consumo de alimentos no Brasil, segundo Abras

Segundo estudo realizado pela entidade, as duas semanas analisadas são posteriores à proibição das bets no país, com a publicação da Medida Provisória 1394/2026, no dia 25 de setembro.

mais notícias

+

Newsletter