A movimentação da legenda ocorre após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamar os apoiadores para uma mobilização na capital brasileira.
Arte de panfletagem do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco. Foto: Redes Sociais/Reprodução
O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) convocou um ato político de panfletagem na cidade do Recife. A manifestação ocorrerá no dia 8 de janeiro, em alusão aos fatos que aconteceram na mesmo data, em 2023, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Com o título "Recife nas Ruas pela Democracia", a sigla estadual marcou a manifestação para 15h da quinta-feira (8), na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Conde da Boa Vista.
A movimentação da legenda ocorre após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamar os apoiadores para uma mobilização na capital brasileira, no mesmo local onde os apoiadores de Jair Bolsonaro realizaram as depredações. Prevista para acontecer às 10h, o evento tem como objetivo relembrar os ataques.
Em vídeo, Lula afirma que o momento será um “ato simbólico” em defesa da democracia e contra tentativas de ruptura institucional. A convocação utiliza o lema “Lembrar é resistir. Golpe nunca mais”.
A iniciativa, no entanto, gerou críticas por parte da oposição. Parlamentares questionam o discurso adotado pelo Governo Federal e voltam a apontar supostas violações ao devido processo legal em ações conduzidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados aos atos de 8 de janeiro.
Também voltou a ser citado o então ministro da Justiça à época, Flávio Dino, hoje ministro do STF, em razão da não preservação de todas as imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça. Dino afirmou, à época, que houve um problema contratual que resultou na exclusão dos arquivos e que todo o material disponível foi recolhido pela Polícia Federal.
O evento será no Salão Nobre do Palácio do Planalto, mas haverá a presença de Lula também na área externa, como confirmou na segunda-feira (5) o Palácio do Planalto. O presidente deve anunciar a decisão sobre a redução de penas dos condenados pela trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro e generais, o chamado PL (Projeto de Lei) da Dosimetria.
Na última reunião ministerial do ano, em dezembro, o presidente relembrou a gravidade da tentativa de ruptura institucional, inclusive com planos de assassinatos dele próprio, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
3
4
12:27, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
mais notícias
+