Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PT convoca manifestação no Recife após chamada de Lula para relembrar atos do 8 de Janeiro

A movimentação da legenda ocorre após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamar os apoiadores para uma mobilização na capital brasileira.

Gabriel Alves

06 de janeiro de 2026 às 11:02   - Atualizado às 11:02

Arte de panfletagem do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco.

Arte de panfletagem do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco. Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) convocou um ato político de panfletagem na cidade do Recife. A manifestação ocorrerá no dia 8 de janeiro, em alusão aos fatos que aconteceram na mesmo data, em 2023, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Com o título "Recife nas Ruas pela Democracia", a sigla estadual marcou a manifestação para 15h da quinta-feira (8), na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Conde da Boa Vista.

A movimentação da legenda ocorre após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamar os apoiadores para uma mobilização na capital brasileira, no mesmo local onde os apoiadores de Jair Bolsonaro realizaram as depredações. Prevista para acontecer às 10h, o evento tem como objetivo relembrar os ataques.

Em vídeo, Lula afirma que o momento será um “ato simbólico” em defesa da democracia e contra tentativas de ruptura institucional. A convocação utiliza o lema “Lembrar é resistir. Golpe nunca mais”.

A iniciativa, no entanto, gerou críticas por parte da oposição. Parlamentares questionam o discurso adotado pelo Governo Federal e voltam a apontar supostas violações ao devido processo legal em ações conduzidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados aos atos de 8 de janeiro.

Veja Também

Também voltou a ser citado o então ministro da Justiça à época, Flávio Dino, hoje ministro do STF, em razão da não preservação de todas as imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça. Dino afirmou, à época, que houve um problema contratual que resultou na exclusão dos arquivos e que todo o material disponível foi recolhido pela Polícia Federal.

O evento será no Salão Nobre do Palácio do Planalto, mas haverá a presença de Lula também na área externa, como confirmou na segunda-feira (5) o Palácio do Planalto. O presidente deve anunciar a decisão sobre a redução de penas dos condenados pela trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro e generais, o chamado PL (Projeto de Lei) da Dosimetria.

Na última reunião ministerial do ano, em dezembro, o presidente relembrou a gravidade da tentativa de ruptura institucional, inclusive com planos de assassinatos dele próprio, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Veja vídeo de Lula

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:23, 05 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pessoas em elevador que despencou de nove andares no Recife.
Susto

No Recife, elevador de prédio comercial despenca nove andares; grávida e idosa ficam feridas

Segundo relatos das vítimas, o problema teve início quando o elevador parou no 9º andar. Ao tentar subir para o 11º, o equipamento teria perdido força.

Estado de caminhão após colisão frontal na BR-232.
Acidente

Pernambuco: colisão frontal entre caminhões na BR-232 deixa motoristas mortos

Pela força do impacto, as cabines dos veículos ficaram destruídas e parte da carga ficou espalhada pela rodovia. A PRF esteve no local.

Agentes da Polícia Civil de Pernambuco em coletiva de imprensa sobre casal preso em Jaboatão.
Capturados

Casal investigado em ataque a tiros e série de homicídios no Grande Recife é preso em Jaboatão

Contra o suspeito havia sete mandados de prisão por homicídio. A mulher tinha um mandado em aberto. Ambos também são investigados por tráfico de drogas e extorsão.

mais notícias

+

Newsletter