Protesto na Avenida Conde da Boa Vista nesta manhã de terça (23). Fotos: Redes Sociais/Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Na manhã desta terça-feira, 23 de dezembro, um protesto bloqueia a Avenida Conde da Boa Vista, localizada no Centro do Recife. Os manifestantes travaram os dois sentidos da via com galhos e pedaços de madeira. O trânsito na área foi interrompido. Além do problema no tráfego, passageiros de ônibus precisaram descer dos transportes. (veja vídeo abaixo)
Policiais militares se encontram presentes no ato. A reivindicação que ocorre, parte de moradores da Ocupação Marta Almeida, localizada na própria avenida, situada ao lado da Caixa Econômica Federal e afirmam sofrer ameaças, agressões e invasões.
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de Pernambuco (MTST-PE) realiza um protesto na manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro, em frente à Prefeitura do Recife. A entidade denuncia falta de diálogo com a gestão municipal no tocante à luta por moradia.
O movimento também cobra providências sobre a regularização da Ocupação 8 de Março, comunidade localizada no bairro de Boa Viagem. Conforme o MTST, a área está ocupada há aproximadamente cinco anos e as famílias que vivem no local enfrentam risco iminente de despejo. Os manifestantes defendem que a prefeitura avalie uma solução definitiva para o caso.
Segundo os integrantes do ato, uma das alternativas seria a desapropriação do terreno, que possui dívida ativa com o município. A proposta da entidade é que a área seja destinada à construção de moradias populares por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida, garantindo segurança habitacional às famílias que vivem na ocupação.
É também pedido, no ato, a garantia jurídica da Cozinha Solidária Vila Santa Luzia, na Torre.
Nas redes sociais, o MTST argumenta que a cidade precisa de diálogo e não de imposição. Veja abaixo a nota:
"Realizamos nesta manhã um ato para denunciar a ausência de diálogo da Prefeitura com famílias organizadas em luta por moradia e para cobrar providências imediatas em relação a duas pautas centrais: a regularização da Ocupação 8 de Março e a garantia jurídica da Cozinha Solidária Vila Santa Luzia.
O Recife precisa de diálogo, de participação, não de imposição. O que vemos hoje é uma política urbana construída contra o povo mais pobre e as periferias. As comunidades organizadas e os movimentos de luta por moradia são parte fundamental da cidade.
Seguiremos mobilizadas e mobilizados na defesa do direito à cidade, à moradia digna, à alimentação e à dignidade humana", diz o comunicado.
3
09:16, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+