Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidente do Irã diz que Israel tentou assassiná-lo: "Tentaram, mas fracassaram"

De acordo com o presidente Masoud Pezeshkian, o suposto ataque aconteceu durante uma reunião.

Gabriel Alves

07 de julho de 2025 às 13:00   - Atualizado às 13:35

Presidente do Irã e presidente de Israel.

Presidente do Irã e presidente de Israel. Fotos: ONU e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que Israel tentou assassiná-lo, durante entrevista ao canal norte-americano Fox News, exibida nesta segunda-feira, 7 de julho. A declaração foi dada ao jornalista Tucker Carlson, em meio à repercussão do recente conflito de 12 dias entre os dois países, ocorrido em junho.

“Sim, eles tentaram. Agiram nesse sentido, mas fracassaram”, afirmou Pezeshkian, ao ser questionado se acreditava que Israel havia tentado matá-lo.

Segundo o presidente, o suposto ataque aconteceu durante uma reunião, quando, de acordo com ele, “eles tentaram bombardear a área onde estávamos realizando esse encontro”.

"Não foram os Estados Unidos os responsáveis pela tentativa contra minha vida. Foi Israel. Eu estava em uma reunião e eles tentaram bombardear a área onde estávamos realizando esse encontro", disse o presidente iraniano, segundo uma tradução de suas declarações feitas do persa.

A declaração foi traduzida do persa e, apesar da gravidade, o presidente não especificou quando o episódio teria ocorrido, nem se teve ligação direta com a guerra recente.

Veja Também

Durante o confronto, Israel realizou ofensivas que atingiram alvos estratégicos do regime iraniano, incluindo lideranças militares e científicas. O governo israelense, até a última atualização desta reportagem, não havia se pronunciado sobre a acusação.

Rabino defende fim do Estado de Israel

Durante sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 2 de junho, um rabino defendeu o fim do Estado de Israel, ao qual definiu como "a personificação e a definição mais clara do antissemitismo", conceito que se refere à hostilidade ou preconceito contra judeus.

"A diferença de religião nunca foi causa de conflito. A ocupação sionista da Palestina é a causa principal do derramamento de sangue trágico e contínuo que ocorre há mais de cem anos tanto de árabes quanto de judeus. Ser contra o Estado sionista de Israel não é ser contra os judeus, nem ser antissemita. Na verdade, o Estado de Israel é a personificação e a definição mais clara do antissemitismo", disse o rabino Yisroel Dovid Weiss, líder espiritual judeu, nascido nos Estados Unidos, conhecido pelo ativismo antissionista.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:53, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Danilo Moraes da Silva, de 39 anos, suspeito de matar a filha de 15 com golpes de machado.
Violência

Menina de 15 anos é morta com golpes de machado e pai, principal suspeito, tira a própria vida

Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter