Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia prende suspeita de matar conselheira tutelar de Pernambuco; detida estava no Piauí

A captura da mulher, de 24 anos, ocorreu nesta sexta-feira, 15 de agosto, em parceria com a Polícia Civil do Piauí.

Gabriel Alves

15 de agosto de 2025 às 12:49   - Atualizado às 13:29

Conselheira tutelar de Pernambuco que foi morta e DHPP, da Polícia Civil.

Conselheira tutelar de Pernambuco que foi morta e DHPP, da Polícia Civil. Fotos: Reprodução e Bruno Vila Nova. Arte: Portal de Prefeitura

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu, no estado do Piauí, a suspeita de assassinar a conselheira tutelar Rosimere Bizarria Silva Barbosa, de 42 anos, morta a tiros em 28 de novembro de 2024, no município de Angelim, no Agreste pernambucano.

A captura ocorreu nesta sexta-feira, 15 de agosto, durante a Operação Consilium, realizada em parceria com a Polícia Civil do Piauí. A detida, de 24 anos, é apontada como autora dos disparos e estava foragida no Maranhão.

Ela foi localizada pela equipe da Secretaria de Segurança Pública piauiense, com apoio da Diretoria de Inteligência (Dintel/PCPE), do Núcleo de Inteligência de Caruaru, do Núcleo de Inteligência do Piauí e de forças policiais coordenadas pelo delegado Matheus Zanatta.

Segundo a delegada Tatiane Rossi, titular da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns, as investigações começaram logo após o crime e resultaram nas medidas cautelares que possibilitaram a prisão. O motivo do assassinato não foi divulgado pela Polícia Civil.

Relembre o crime

Rosimere foi atacada na manhã do dia 28 de novembro de 2024, enquanto levava sua filha à escola. Dois homens armados chegaram em uma moto e dispararam contra a conselheira. Apenas ela foi atingida pelos tiros.

Veja Também

Após o atentado, Rosimere foi socorrida e levada ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. A conselheira passou por duas cirurgias, no entanto, faleceu no domingo, 8 de dezembro.

Na época, autoridades federais e estaduais se pronunciaram. 

Em nota, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco lamentou profundamente o ocorrido e repudiou qualquer forma de violência contra a vida. A pasta garantiu estar mobilizada para acompanhar o caso e apoiar a vítima, que agora conta com escolta policial.

O Sistema Estadual de Proteção também se posicionou, destacando que está tomando todas as medidas necessárias para assegurar a integridade de Rosimere e sua família.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania se pronunciou publicamente, repudiando o atentado e cobrando rigor nas investigações. A pasta classificou a violência sofrida pela conselheira como grave e inaceitável, reforçando o compromisso em colaborar para que os culpados sejam responsabilizados.

Veja nota na íntegra

"O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Coordenação Geral de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, repudia e lamenta a grave violência sofrida pela conselheira tutelar Rosimere Bizzaria da Silva Barbosa – a Merinha, como é conhecida em Angelim, município onde atua, no Agreste de Pernambuco.

A profissional foi vítima de uma abordagem com disparos de arma de fogo em sua direção, ao deixar sua casa na manhã desta quinta-feira (28) para levar a filha para a escola. Rosimere foi socorrida, passou por duas cirurgias e, no momento, encontra-se estável. O MDHC se solidariza com a conselheira tutelar, manifesta apoio a familiares e amigos, bem como aos cidadãos da cidade de Angelim e do estado de Pernambuco.

Conselheiros tutelares são agentes escolhidos pela população para atuar na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Dentre suas atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), está a de registrar denúncias, atender e acompanhar situações de violações e ameaças contra o público infanto-juvenil. Função essa que, para ser efetivamente cumprida, requer a garantia do resguardo de direitos fundamentais e não admite nenhuma forma de intimidação.

O Ministério entende que atos de violência praticados contra esses profissionais se constituem em ataques diretos ao próprio Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Portanto, é imprescindível que as autoridades locais imprimam o devido rigor à investigação da tentativa de assassinato de Rosimere, e promovam medidas que assegurem o exercício pleno das atividades de conselheiros tutelares, para que situações como esta não se repitam".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:16, 26 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP  Foto: Divulgação/PP
Eleições 2026

Homologada: Federação União Progressista recebe aval do TSE e redefine cenário político

Autorizada pelo TSE, a união entre as legendas sob comando de Antonio Rueda cria um superbloco partidário focado em estabilidade e disciplina fiscal.

Carro com identificação do aplicativo da Uber.
Justiça

Pernambuco: Uber vai indenizar usuário que teve conta invadida e recebeu cobranças indevidas

Devido à invasão do perfil do cliente, foram solicitadas e realizadas viagens no município de Aragoiânia, em Goiás. O usuário conseguiu provar que estava no Recife.

Renan Santos e Presidente Lula
Eleições 2026

Crescimento de Renan Santos entre jovens desafia estratégia do governo Lula

Presidente do partido Missão salta para 24,7% de intenções de voto na faixa de 16 a 24 anos; desaprovação ao governo federal dispara no mesmo segmento.

mais notícias

+

Newsletter