Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia combate grupo responsável por homicídios e porte ilegal de arma em Pernambuco e Mato Grosso

Na ação, quatro mandatos de prisão e nove de busca e apreensão domiciliar estão sendo cumpridos.

Gabriel Alves

13 de maio de 2025 às 08:31   - Atualizado às 08:50

Delegacia da Polícia Civil.

Delegacia da Polícia Civil. Foto: SDS-PE

Na manhã desta terça-feira, 13 de maio, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a Operação Vendeta, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por homicídios e porte ilegal de arma de fogo. As investigações começaram em julho de 2023.

Quatro mandatos de prisão e nove de busca e apreensão domiciliar estão sendo cumpridos nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Caetés e Campo Grande, no Mato Grosso. 

Todos os mandados expedidos pelo Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital. Na execução estão sendo empregados 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Polícia prende suposto líder do PCC

Um homem apontado pela polícia como líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), e suspeito de controlar o tráfico de drogas no Estado de São Paulo, foi preso no domingo, 11 de maio, na capital. Ele estava foragido da Justiça desde 2017 e foi detido por equipes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), na zona leste de São Paulo.

A prisão foi anunciada pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em sua página no X.

"A Rota capturou 'Maguegue', liderança do PCC, responsável pelo comando do tráfico de drogas no Estado. Ele estava foragido desde 2017 e foi preso na zona leste da capital. A prisão representa um golpe estratégico contra o crime organizado", escreveu.

Veja Também

De acordo com a postagem, o suspeito já foi preso 11 vezes.

Marcelo Lúcio Paulo, o "Maguegue" foi localizado no bairro da Água Vermelha, em uma ação que teve o apoio da Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Dois celulares foram apreendidos com ele e encaminhados para perícia. O conteúdo pode ajudar a polícia a buscar outros envolvidos no tráfico.

Segundo a Rota, o suspeito estava vinculado a uma rede de tráfico de drogas onde exercia a supervisão da cadeia logística, desde o recebimento, processamento, até a distribuição de drogas nos pontos finais de venda. O dinheiro obtido com as atividades ilícitas era revertido para financiar as ações do PCC no estado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o preso possui um extenso histórico criminal, incluindo a participação em um motim e 11 prisões anteriores por tráfico de drogas, roubo, extorsão mediante fraude e formação de quadrilha. Em 2012, 'Maguegue' já havia sido preso pela Rota.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:50, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Danilo Moraes da Silva, de 39 anos, suspeito de matar a filha de 15 com golpes de machado.
Violência

Menina de 15 anos é morta com golpes de machado e pai, principal suspeito, tira a própria vida

Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter