Pernambuco, 05 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco atinge 16 meses seguidos com queda de homicídios e número chega a 6,5%, diz SDS

Segundo os dados, em agosto, foram 3.111 ocorrências, o menor número já registrado para o mês em toda a série histórica, em Pernambuco.

Gabriel Alves

05 de setembro de 2025 às 16:11   - Atualizado às 16:31

Governadora de Pernambuco apertando mão de PM.

Governadora de Pernambuco apertando mão de PM. Foto: Miva Filho/Secom

Pernambuco completou 16 meses consecutivos de queda nos homicídios e alcançou o melhor agosto da série histórica nos crimes patrimoniais. De acordo com dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS), no mês passado, as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) diminuíram 6,5% no Estado, com 258 registros, 18 vítimas a menos do que no mesmo período de 2024, quando houve 276 ocorrências. No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, a redução é de 11,1%, com 2.123 casos em 2025 contra 2.389 em 2024. 

"São 16 meses consecutivos de redução da violência em Pernambuco, resultado que nos anima e nos motiva a seguir trabalhando firme para fortalecer ainda mais as forças de segurança do nosso Estado e, assim, preservar vidas e proteger a população. Tenho certeza que com a atuação dos 2.299 novos policiais militares que começaram a atuar mês passado alcançaremos resultados ainda melhores. Com o Juntos pela Segurança, seguiremos avançando", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Além dos MVIs, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) também apresentaram redução. Em agosto, foram 3.111 ocorrências, o menor número já registrado para o mês em toda a série histórica. Em comparação com agosto de 2024, que contabilizou 3.687 casos, houve uma queda de 15,6%. No acumulado do ano, a redução foi de 3,6%, caindo de 26.756 ocorrências em 2024 para 25.790 em 2025.

“O cenário da segurança pública de Pernambuco precisava de uma atenção muito grande e a governadora Raquel Lyra fez isso desde o primeiro momento em que tomou posse. Foram adquiridos novos equipamentos, ampliados os investimentos em inteligência, realizados concursos para mais de sete mil vagas e iniciada a construção de novas unidades policiais. Tudo isso para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de segurança e garantir à população um atendimento qualificado”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Mulher

No recorte da Violência Contra a Mulher (VCM), houve retração de 1,3% no mês de agosto, com 5.225 registros contra 5.293 em 2024. A proteção à vida das mulheres tem sido intensificada por meio da Patrulha Maria da Penha. Desse 2023, a patrulha já acompanhou 14.672 mulheres com Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), realizando 63.084 diligências entre 2024 e 2025. Somente em 2025, 3.802 mulheres ingressaram no programa, com 20.725 atendimentos realizados.
 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:42, 05 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carro roubado no Recife é recuperado em Petrolina
Ação

PRF recupera carro roubado no Recife que circulava com placas clonadas em Petrolina

O motorista informou aos policiais que havia adquirido o veículo por R$ 140 mil.

Estudantes da rede municipal de ensino do Jaboatão.
Escola

Prefeitura do Jaboatão divulga calendário de matrículas para 2027; veja datas e como cadastrar

''É necessário que estejamos atentos ao período das inscrições de acordo com cada etapa, para garantir que a matrícula seja efetivada'', disse a secretária executiva da Educação.

Leandro Daroit, advogado e fundador da VamosConciliar.
Realidade

Conciliação digital amplia debate sobre prevenção de conflitos no Brasil, destaca o advogado Leandro Daroit

Fundador do VamosConciliar, advogado estrutura uma arquitetura de sete etapas que combina tecnologia, participação das partes e supervisão humana.

mais notícias

+

Newsletter