Pernambuco, 11 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor é preso suspeito de manipular e abusar de mulheres: "campanhas da libertação"

Nas suas pregações, o pastor mencionava a existência de "íncubos e súcubos", espíritos malignos que surgem durante os sonhos para atormentar os fiéis.

Gabriel Alves

16 de setembro de 2025 às 18:40   - Atualizado às 18:40

Pastor que foi preso.

Pastor que foi preso. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um pastor identificado como Nerivaldo Jesus Santos, foi preso na segunda-feira, 15 de setembro, em Valença, no baixo sul da Bahia, suspeito de abusar sexualmente de mulheres enquanto se aproveitava de sua posição de liderança religiosa para induzir e constranger as fiéis à prática de atos sexuais, com a justificativa de supostos rituais espirituais de purificação.

De acordo com a Polícia Civil baiana (PCBA), as vítimas eram conduzidas pelo suspeito que apresentava "campanhas de libertação" e manter sigilo sobre estes encontros na Igreja Assembleia de Deus Trindade Santa, localizada na cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.

Nas suas pregações, Nerivaldo mencionava a existência de "íncubos e súcubos", que de acordo com o religioso, são espíritos malignos que surgem durante os sonhos para atormentar os fiéis. Em sua alegação, a libertação espiritual seria possível apenas com os rituais particulares que ele conduzia.

De acordo com os relatos, uma das vítimas contou que, após o fim de um relacionamento, o religioso a procurou afirmando que a separação teria ocorrido por causa de “fornicação”, termo usado para se referir a relações sexuais. Como solução, dizia ser necessário participar de sete dias ininterruptos de um ritual. Ainda segundo a denúncia, ele orientava que os encontros permanecessem em segredo, alegando que só seriam compreendidos em “culturas africanas”.

A Polícia Civil destacou que os depoimentos colhidos revelam um padrão de manipulação da fé, da vulnerabilidade emocional e da confiança depositada na figura de autoridade espiritual.

Veja Também

Em entrevista à TV Bahia, uma das vítimas relatou que buscou a igreja porque vinha enfrentando problemas pessoais.

"Eu sonhei que estava tendo relações sexuais com o demônio e eu me apresentei a ele [ao pastor]. Ele disse que eu tinha que fazer uma campanha durante três dias e, no primeiro e no segundo dia, fizemos o ato sexual. No terceiro não teve porque eu faltei", contou.

A mulher explicou que não desconfiou inicialmente do suspeito, porque ele a convencia de que as relações faziam parte de um ritual que traria cura espiritual. Os encontros, segundo ela, aconteciam dentro do carro do pastor.

“Ele dizia que o ato sexual era um ritual da África e as mulheres seriam curadas”, relatou.

O abuso, segundo a vítima, aconteceu em 2021. Ela afirmou que demorou a compartilhar o que ocorreu por sentir medo e vergonha, já que o acusado era casado. A decisão de denunciar só veio depois que soube da iniciativa de outra mulher. Ainda assim, destacou que muitos fiéis continuam frequentando a igreja e não acreditam que ele tenha cometido os abusos.

Para o delegado Aldacir Ferreira, que conduz as investigações, os crimes vão além da violência física.

“O crime fere a dignidade das vítimas, porque envolve não apenas a violência sexual, mas também a manipulação psicológica e espiritual”, afirmou.

O delegado também informou, em entrevista à TV Bahia, que o pastor negou ter relações sexuais com as vítimas, mas admitiu que pediu a uma delas que se masturbasse.

Nerivaldo já responde a outro inquérito por estupro. Ele foi preso no município de Valença, no baixo sul da Bahia, e, após passar por exames legais, permanece custodiado à disposição da Justiça.

A operação contou com equipes da 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João), do Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Valença).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:53, 11 Dez

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

MEC oferece 1,25 milhão de vagas em curso de educação especial para formação inclusiva.
Educação

Inclusão de professores da educação infantil na carreira do magistério é aprovada e vai à sanção

Reconhecimento garante piso nacional, carreira estruturada e avanço histórico para os professores da educação infantil.

Piso salarial da educação básica
Educação

Câmara aprova piso salarial dos funcionários de escola

Projeto que cria o piso salarial dos funcionários de escola avança em caráter conclusivo e pode transformar antiga reivindicação da categoria em política nacional.

Bolas da sorte, o sorteio da +Milionária acontece no Espaço da Sorte, em São Paulo.
+Milionária

Resultado da +Milionária 310: nenhuma aposta leva o prêmio principal

Concurso de 10 de dezembro de 2025 sorteia seis números e dois trevos; grande prêmio acumula para o próximo sorteio.

mais notícias

+

Newsletter