O médico relatou ainda que ele e sua família vêm recebendo ameaças de morte desde a repercussão do caso. Diante disso, afirmou que vai acionar a Justiça.
Médico pernambucano e Charlie Kirk. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O neurocirurgião pernambucano Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, que teve o visto dos Estados Unidos cancelado após publicar um comentário elogioso ao atirador responsável pela morte do ativista conservador Charlie Kirk, divulgou uma nota de retratação.
No comunicado, Ricardo pediu desculpas à família do norte-americano e classificou a postagem como uma “colocação infeliz”, que teria sido retirada de contexto e amplamente compartilhada por pessoas fora de seu círculo social.
O médico relatou ainda que ele e sua família vêm recebendo ameaças de morte desde a repercussão do caso. Diante disso, afirmou que vai acionar a Justiça e apresentar todos os prints das mensagens recebidas.
"Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética", publicou.
A declaração gerou forte indignação e foi exposta pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Além dele, o vereador Thiago Medina, também do PL, solicitou ao Conselho Regional de Medicina a cassação do registro profissional de Ricardo Barbosa.
Nas redes sociais, Ricardo digitou:
"Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical".
A Recife Day Clinic anunciou, por meio de nota oficial, o desligamento definitivo de um médico que atendia na instituição, após declarações consideradas incompatíveis com os princípios da unidade de saúde.
De acordo com o comunicado, as opiniões expressas pelo profissional em suas redes sociais foram de caráter “estritamente pessoal” e não representam, em nenhuma circunstância, os valores da clínica.
A instituição reforçou que tem como compromisso fundamental a ética médica, o respeito à vida, à diversidade de opiniões e ao acolhimento humano.
Veja nota
O Recife Day Clinic vem a público esclarecer que as opiniões expressas recentemente por um médico que atendia em nossa instituição, em suas redes sociais são estritamente pessoais e não refletem, em nenhuma circunstância, os valores e princípios desta instituição.
Temos como compromisso fundamental a ética médica, o respeito à vida, à diversidade de opiniões e ao acolhimento humano, valores que sempre pautaram a atuação do RECIFE DAY CLINIC.
Diante da gravidade do ocorrido, comunicamos que o profissional em questão foi BANIDO DEFINITIVAMENTE de suas atividades no RECIFE DAY CLINIC.
Reiteramos nosso compromisso com a ética, o respeito e a responsabilidade no cuidado aos nossos pacientes e à sociedade.
Em nota, o Cremepe destacou que seguirá o rito processual previsto pelo Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM nº 2.306/2022. A autarquia ressaltou ainda que todas as sindicâncias tramitam sob sigilo processual, para garantir a lisura e a efetividade da investigação.
Veja nota
Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que recebeu uma denúncia, motivada por ampla repercussão nas redes sociais, envolvendo a conduta de um médico inscrito neste Conselho.
O Cremepe esclarece que será seguido o rito processual previsto para a devida apuração do caso e que todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo processual, a fim de preservar a lisura e a efetividade da investigação. Os procedimentos seguem as diretrizes do Código de Processo Etico-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM n° 2.306/2022.
3
4
12:24, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
mais notícias
+