Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Morre afogado José Álvaro Moisés, cientista político e um dos fundadores do PT, aos 81 anos

De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo, o professor foi encontrado inconsciente na faixa de areia da Praia de Itamambuca.

Gabriel Alves

14 de fevereiro de 2026 às 13:38   - Atualizado às 13:38

José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Foto: Marcos Santos/USP Imagens. Arte: Portal de Prefeitura

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), José Álvaro Moisés, morreu na sexta-feira, 13 de fevereiro, aos 81 anos. Professor titular de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Universidade de São Paulo), Moisés foi vítima de afogamento na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o acadêmico foi encontrado inconsciente na faixa de areia. As equipes de resgate chegaram a tentar manobras de reanimação ainda na praia.

Embora tenha sido um dos principais intelectuais envolvidos na fundação do PT, o cientista político e professor da USP tornou-se crítico da sigla nos últimos anos - e chegou a dizer, em 2010, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia "passado dos limites."

Em 2023, durante entrevista concedida ao Estadão, Moisés apontou que o PT "tinha um vício de achar que, se o protesto era feito por ele, era legítimo, mas se o protesto era contra, era ilegítimo". Fez questão ainda de ressaltar que a omissão das forças democráticas ao mal-estar em relação ao funcionamento do sistema político abriu espaço para a direita e outros segmentos conservadores assumirem o protagonismo nas manifestações ocorridas dez anos antes, em 2013.

ABCP lamenta morte do acadêmico

Por meio das redes sociais, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) lamentou a morte de Moisés.

Veja Também

"Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores."

Ainda de acordo com a ABCP, Moisés foi uma figura central na internacionalização da pesquisa brasileira. Ele representou o Brasil em fóruns globais de prestígio, servindo no Comitê Executivo da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) entre 2011 e 2015, e no Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC) de 2013 a 2016.

Além de sua produção teórica sobre cultura política e a qualidade da democracia, o professor teve um papel administrativo e de liderança fundamental na ABCP. Foi ele o primeiro coordenador da Área Temática de Cultura Política e Democracia da instituição, cargo que ocupou de 2006 a 2012.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:04, 14 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Brasileira morta pelo ex-marido.
Crime

Brasileira é morta a facadas pelo ex-marido em Nova York, nos Estados Unidos

No momento do ataque, um adolescente, parente da família, estava dentro da residência. O jovem também sofreu ferimentos durante a ocorrência.

Pessoas no carnaval e bebidas alcoólicas.
Intoxicação

Vai beber no Carnaval? Estados ligam alerta para metanol em bebidas adulteradas; veja sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, em 2025, o Brasil confirmou 76 casos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

Policiais do BEPI, da Polícia Militar de Pernambuco no Galo da Madrugada.
Reforço

Galo da Madrugada: Sábado de Zé Pereira tem quase 5 mil agentes de segurança nas ruas

O planejamento prevê atuação integrada das corporações, com reforço no patrulhamento terrestre e aéreo, utilização de tecnologia de reconhecimento facial.

mais notícias

+

Newsletter