Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Morre afogado José Álvaro Moisés, cientista político e um dos fundadores do PT, aos 81 anos

De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo, o professor foi encontrado inconsciente na faixa de areia da Praia de Itamambuca.

Gabriel Alves

14 de fevereiro de 2026 às 13:38   - Atualizado às 13:38

José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Foto: Marcos Santos/USP Imagens. Arte: Portal de Prefeitura

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), José Álvaro Moisés, morreu na sexta-feira, 13 de fevereiro, aos 81 anos. Professor titular de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Universidade de São Paulo), Moisés foi vítima de afogamento na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o acadêmico foi encontrado inconsciente na faixa de areia. As equipes de resgate chegaram a tentar manobras de reanimação ainda na praia.

Embora tenha sido um dos principais intelectuais envolvidos na fundação do PT, o cientista político e professor da USP tornou-se crítico da sigla nos últimos anos - e chegou a dizer, em 2010, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia "passado dos limites."

Em 2023, durante entrevista concedida ao Estadão, Moisés apontou que o PT "tinha um vício de achar que, se o protesto era feito por ele, era legítimo, mas se o protesto era contra, era ilegítimo". Fez questão ainda de ressaltar que a omissão das forças democráticas ao mal-estar em relação ao funcionamento do sistema político abriu espaço para a direita e outros segmentos conservadores assumirem o protagonismo nas manifestações ocorridas dez anos antes, em 2013.

ABCP lamenta morte do acadêmico

Por meio das redes sociais, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) lamentou a morte de Moisés.

Veja Também

"Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores."

Ainda de acordo com a ABCP, Moisés foi uma figura central na internacionalização da pesquisa brasileira. Ele representou o Brasil em fóruns globais de prestígio, servindo no Comitê Executivo da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) entre 2011 e 2015, e no Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC) de 2013 a 2016.

Além de sua produção teórica sobre cultura política e a qualidade da democracia, o professor teve um papel administrativo e de liderança fundamental na ABCP. Foi ele o primeiro coordenador da Área Temática de Cultura Política e Democracia da instituição, cargo que ocupou de 2006 a 2012.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:49, 27 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Diretor do Hospital de Salgueiro exonerado.
Caso

Governo de Pernambuco exonera diretor de hospital investigado por fraude em concurso do TCE-PE

A medida ocorreu após a deflagração da Operação Crivo, conduzida pela Polícia Civil. A saída foi confirmada nesta quinta-feira, 26 de março, por meio de nota oficial da Secretaria Estadual de Saúde.

Higor Burger de Oliveira, homem que foi assassinado a facadas.
Assassinato

Homem tenta separar briga de casal em show de Natanzinho Lima e acaba morto esfaqueado

Higor Oliveira, de 28 anos, percebeu o casal discutindo e decidiu intervir com o intuito de evitar um episódio de agressão contra a mulher.

Trump e nadadora trans
Geopolítico

Influência de Trump: COI exclui atletas trans de Los Angeles 2028 e impõe exame genético

Alinhado à ordem executiva da Casa Branca, Comitê Olímpico restringe categoria feminina a mulheres biológicas e adota critério do gene SRY.

mais notícias

+

Newsletter