Pernambuco, 15 de Junho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Jacaré de quase 2 metros é resgatado na BR-232 no Curado; animal corria risco de atropelamento

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o resgate aconteceu no quilômetro 5 da BR-232, nas proximidades do viaduto da Avenida Abdias de Carvalho.

13 de maio de 2026 às 11:44   - Atualizado às 14:17

Jacaré de aproximadamente dois metros.

Jacaré de aproximadamente dois metros. Fotos: Reprodução/Montagem/Portal de Prefeitura

Um jacaré de aproximadamente dois metros foi resgatado na noite da terça-feira, 12 de maio, após ser encontrado às margens da BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. O animal corria risco de ser atropelado ao tentar atravessar a rodovia, uma das mais movimentadas da capital pernambucana.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o resgate aconteceu no quilômetro 5 da BR-232, nas proximidades do viaduto da Avenida Abdias de Carvalho. A ocorrência mobilizou uma força-tarefa formada por policiais rodoviários federais, bombeiros militares e equipes da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente.

Segundo informações divulgadas pela PRF, dois motociclistas que passavam pelo local avistaram o jacaré e decidiram agir rapidamente para evitar que ele atravessasse a pista e fosse atingido por veículos.

Os condutores conseguiram conter o animal até a chegada da equipe policial. Em nota, a corporação informou que, ao chegar ao ponto indicado, os agentes encontraram o jacaré já contido pelos motociclistas, impedindo que ele seguisse para a via.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mobilização 

O trabalho de resgate exigiu cuidado e técnica para garantir a segurança tanto da equipe envolvida quanto do próprio animal silvestre.

Veja Também

Vídeos registrados durante a ocorrência mostram o momento em que os agentes utilizam equipamentos apropriados para conter o jacaré. Nas imagens, é possível ver um dos policiais segurando o animal pelo pescoço com uma ferramenta específica para esse tipo de captura.

Durante a ação, o jacaré tentou se desvencilhar, mas foi controlado com a aplicação dos protocolos de manejo. Para reduzir o estresse do animal e facilitar a contenção, os agentes cobriram seus olhos com uma toalha.

Na sequência, com o apoio de outros profissionais, o réptil foi imobilizado e amarrado de forma segura para que pudesse ser transportado sem riscos. Após o resgate, o animal foi encaminhado para uma unidade da Cipoma, localizada em Igarassu, no Grande Recife.

Posteriormente, ele foi levado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas Tangará), situado no bairro da Guabiraba, na Zona Norte da capital. No local, o jacaré deve passar por avaliação veterinária e acompanhamento especializado para verificar seu estado de saúde antes de uma possível reintegração ao habitat natural.

A presença de animais silvestres em áreas urbanas costuma aumentar em períodos de mudanças climáticas e alterações ambientais, o que pode levar espécies a deixarem seus habitats em busca de alimento ou abrigo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:09, 15 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão (PSD), foi vítima de um assalto à mão armada.
Crime

Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe é alvo de assalto à mão armada em frente de casa; veja vídeo

Após a abordagem, um dos suspeitos assume a direção do automóvel roubado, enquanto o comparsa deixa o local na motocicleta utilizada na ação.

Salto de rope jump de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas.
Queda

Enfermeira que presenciou salto de rope jump relata tentativa de reanimação: 'pulso bem fraco'

Segundo depoimento, os profissionais da ambulância precisaram cortar parte do equipamento preso ao corpo da vítima para tentar utilizar um desfibrilador.

Acidente de ônibus deixou mortos e feridos em Tauá (CE).
Acidente

Tragédia no Ceará: ônibus com atletas capota e deixa 7 mortos

As vítimas eram seis atletas e um integrante da comissão técnica. O grupo retornava de um torneio realizado em Sobral com destino a Juazeiro do Norte, cidade de origem da equipe.

mais notícias

+

Newsletter