O homem confessou que trancava a mãe em casa e admitiu que não procurou atendimento médico para tratar o corte no pé dela, causado por uma mordida de cachorro.
Situação de abandono que deixou a própria mãe com alzheimer. Fotos: Reprodução/PCDF. Arte: Portal de Prefeitura
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta terça-feira, 29 de julho, um homem de 54 anos acusado de manter a própria mãe, de 75 anos, em condições extremas de abandono dentro de um apartamento na Asa Sul, em Brasília.
A idosa, diagnosticada com Alzheimer em estágio avançado, foi encontrada por policiais militares caminhando desorientada pela quadra 406 Sul, descalça, com roupas sujas, uma tipóia rasgada no braço e um corte profundo no pé.
Sem conseguir explicar onde morava, a vítima foi reconhecida por um zelador da região, que indicou à polícia o número do apartamento onde ela residia.
Ao entrar no imóvel, os policiais constataram forte odor de urina, fezes de animais espalhadas pelo chão, manchas de sangue e ausência total de alimentos e medicamentos. A idosa foi encontrada em estado visivelmente debilitado.
O filho dela, Cláudio de Souza Cavalcante, foi preso preventivamente durante a Operação Curare, coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação (Decrin). Ele também foi autuado em flagrante por crimes previstos no Estatuto do Idoso e na Lei Maria da Penha.
Cláudio confessou que trancava a mãe em casa quando saía e admitiu que não procurou atendimento médico para tratar o corte no pé dela, causado por uma mordida de cachorro, segundo a investigação.
Durante a operação, os agentes encontraram mais de R$ 100 mil em espécie, escondidos em envelopes dentro do quarto de Cláudio. A polícia suspeita que ele se apropriava indevidamente dos valores da herança deixada pela avó, mãe da idosa, falecida recentemente aos 99 anos.
Além do abandono físico, a vítima não tomava os remédios prescritos para Alzheimer. No apartamento, os policiais localizaram uma receita médica recente, mas os medicamentos indicados nunca foram comprados.
Após o resgate, a idosa foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. Em depoimento, os agentes relataram que ela chorou ao saber que receberia cuidados médicos e assistência.
Cláudio foi levado à carceragem da PCDF e deverá responder por:
Somadas, as penas podem chegar a 13 anos e 6 meses de prisão. A PCDF também revelou que ele já era investigado por maus-tratos contra a avó, que morava no mesmo apartamento até sua morte, em junho deste ano.
2
05:26, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio desta sexta-feira, 13 de fevereiro, definiu as sete colunas e distribuiu prêmios em quatro faixas.
Concurso de 13/02 registra aposta vencedora no segundo sorteio e eleva estimativa para R$ 2 milhões.
Concurso 6953, sorteado em 13/02, saiu para aposta de Cruzeiro (SP) e encerrou sequência de prêmio acumulado.
mais notícias
+