Pernambuco, 18 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Grupamento Tático Aéreo resgata dois banhistas em risco de afogamento no litoral sul de Pernambuco

Vítimas foram localizadas durante patrulhamento aéreo próximo às praias de Pedra do Xaréu e Enseada dos Corais.

28 de setembro de 2026 às 08:49   - Atualizado às 08:52

Grupamento Tático Aéreo resgata dois banhistas em risco de afogamento no litoral sul de Pernambuco.

Grupamento Tático Aéreo resgata dois banhistas em risco de afogamento no litoral sul de Pernambuco. Foto: Divulgação

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) resgatou dois banhistas que estavam em risco de afogamento durante um patrulhamento preventivo realizado neste domingo, 27 de setembro, no litoral sul de Pernambuco. A ocorrência foi registrada nas proximidades das praias de Pedra do Xaréu e Enseada dos Corais.

A ação foi realizada pela tripulação da aeronave Defesa-01. Durante o patrulhamento, a equipe percebeu um grupo de pessoas fazendo sinais em direção ao mar e iniciou uma varredura aérea para identificar o que estava acontecendo.

Durante a busca, os profissionais localizaram duas pessoas afastadas da faixa de arrebentação. Diante da situação, dois operadores aerotáticos foram lançados ao mar para realizar a abordagem e retirar os banhistas da área de risco.

Os profissionais conseguiram alcançar as vítimas e conduzi-las com segurança até a faixa de areia. Após o resgate, os banhistas receberam atendimento pós-afogamento, com acompanhamento dos sinais vitais até a conclusão da ocorrência e a chegada do suporte das equipes que estavam em terra.

Patrulhamento aéreo

Segundo o comandante do CIOPAER/GTA da Secretaria de Defesa Social (SDS), coronel Câmara Júnior, o patrulhamento realizado com aeronaves amplia a capacidade de acompanhamento das áreas litorâneas e permite uma resposta rápida em situações de emergência.

Veja Também

“O patrulhamento aéreo é fundamental para ampliar a capacidade de monitoramento do litoral e possibilitar uma resposta rápida diante de situações de emergência, contribuindo diretamente para a preservação de vidas”, destacou o comandante.

A atuação da equipe ocorreu durante uma ação de patrulhamento preventivo na região. A partir da identificação das vítimas no mar, os operadores aerotáticos foram empregados para realizar o resgate e conduzir os dois banhistas em segurança até a areia.

O atendimento foi concluído após o monitoramento dos sinais vitais das vítimas e o suporte das equipes em terra.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:27, 18 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carteira de trabalho.
Trabalho

Fim da escala 6x1 deve beneficiar mais de 382 mil trabalhadores em Pernambuco

Levantamento aponta alcance ainda maior com a redução da jornada semanal; mudança terá implantação gradual e preservação dos salários.

Pé-de-Meia.
Educação

Pé-de-Meia paga nova parcela a partir desta segunda (19); veja quem recebe

Depósitos seguem o mês de nascimento dos estudantes; frequência escolar é um dos critérios para a liberação do benefício.

Forte das Cinco Pontas, onde está o Museu da Cidade do Recife.
Clima

Feriado do Comerciário: saiba como será a previsão do tempo nesta segunda (19) em Pernambuco

O cenário deve favorecer quem pretende aproveitar o dia de folga para passeios, atividades ao ar livre e momentos de lazer. 

mais notícias

+

Newsletter