Unidade da Compesa que foi vandalizada e furtada. Foto: Divulgação/Compesa
A Estação Elevatória de Brejão, responsável pelo bombeamento de água para o município de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, foi alvo de vandalismo e furto na madrugada do último sábado, 19 de julho. A unidade pertence à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa),
Segundo a Compesa, criminosos roubaram cabos elétricos e danificaram tanto o transformador quanto o painel de acionamento do sistema de bombas. Com os equipamentos comprometidos, a estação ficou impossibilitada de operar.
Como consequência, o abastecimento de água na cidade caiu em 60%. Técnicos da companhia já estão realizando um levantamento dos danos e identificando os componentes que precisarão ser substituídos.
A previsão é de que o sistema volte a funcionar até a próxima quinta-feira (24).
A Compesa informou que registrou um Boletim de Ocorrência, mas, ao ser procurada pela reportagem, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) afirmou que não localizou o registro nos sistemas.
Durante uma operação policial realizada em trecho da Adutora Luiz Gonzaga, no município de Exu, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) identificou e removeu 19 ligações clandestinas em apenas dois dias de fiscalização. Três pessoas foram presas em flagrante por furto de água.
A cidade enfrenta um rodízio rigoroso e a prática dessas irregularidades tem causado sérios prejuízos ao cumprimento do calendário do município.
A ação teve início após a companhia detectar, há cerca de dez dias, uma queda repentina na vazão de água destinada ao município, sem que houvesse qualquer falha operacional no sistema adutor.
O abastecimento de Exu chegou a ser interrompido, o que levantou a suspeita de furtos de água por meio de ligações irregulares. O trecho inspecionado compreende o caminho entre a sede do município e o distrito de Timorante.
Com a remoção das irregularidades, a equipe técnica da Compesa já observou um aumento médio de quase 20 litros por segundo na vazão do sistema, volume suficiente para atender 2 mil imóveis, beneficiando aproximadamente 8 mil pessoas.
2
21:28, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+