Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Compesa suspende abastecimento de água na Zona Norte do Recife para obras emergenciais

Enquanto a manutenção é realizada, a Compesa implantou um calendário provisório de abastecimento, alternando o fornecimento em dias pares e ímpares.

Gabriel Alves

12 de setembro de 2025 às 12:30   - Atualizado às 12:30

Torneira vazando água.

Torneira vazando água. Foto: Gabriel Alves/Arquivo pessoal

O abastecimento de água em alguns bairros da Zona Norte do Recife está temporariamente comprometido devido a uma manutenção emergencial em uma válvula do Sistema Alto do Céu, informou a Compesa nesta sexta-feira, 12 de setembro. O equipamento apresentou falhas na quarta (10).

De acordo com a companhia, os serviços devem ser concluídos até a segunda-feira (15), quando a distribuição de água será normalizada.

Enquanto a manutenção é realizada, a Compesa implantou um calendário provisório de abastecimento, alternando o fornecimento em dias pares e ímpares para atender a população.

Bairros abastecidos em dias ímpares: Água Fria (parte), Arruda (parte), Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo (parte), Ponto de Parada (parte), Porto da Madeira e Torreão (parte).

Bairros abastecidos em dias pares: Jaqueira, Tamarineira, Rosarinho, Parnamirim, Aflitos, Água Fria (parte), Beberibe, Bomba do Hemetério, Arruda (parte), Mangabeira, Ponto de Parada (parte), Espinheiro, Rosarinho, Encruzilhada (parte), Hipódromo (parte) e Torreão (parte).

Veja Também

A Compesa reforçou que, em alguns bairros, existem mais de um esquema de abastecimento, o que pode gerar diferenças no fornecimento. Por isso, os moradores devem consultar o calendário detalhado no site oficial da companhia.

Compesa: operação faz prisões

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou no dia  27 de agosto, uma operação em Itacuruba, no Sertão do Estado, que resultou na recuperação de 70% do volume de água necessário para abastecer o município. A ação contou com o apoio das polícias Civil e Militar.

Durante a fiscalização, foram identificadas e cortadas cinco ligações clandestinas, consideradas responsáveis por grande parte do déficit no abastecimento da cidade. Três pessoas foram presas em flagrante. Segundo a Compesa, esta foi a operação com maior percentual de recuperação de vazão já registrada pela companhia.

Os pontos irregulares estavam localizados na adutora que liga a captação à Estação de Tratamento de Água (ETA). Dois deles abasteciam imóveis, outros dois eram usados para irrigação e um servia para a piscicultura, com criatório de peixes em larga escala.

Com a retirada das ligações, a cidade registrou, já na quinta-feira (28), abastecimento contínuo, sem necessidade de rodízio. O volume recuperado equivale a sete litros por segundo, o que representa 605 caixas d’água de mil litros por dia, quantidade suficiente para atender quase 80% da população de Itacuruba.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:08, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Danilo Moraes da Silva, de 39 anos, suspeito de matar a filha de 15 com golpes de machado.
Violência

Menina de 15 anos é morta com golpes de machado e pai, principal suspeito, tira a própria vida

Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter