Com a ação da Compesa, foi possível recuperar quase 10 litros por segundo de água que estavam sendo desviados ilegalmente, volume suficiente para abastecer cerca de 5 mil pessoas.
Operação da Compesa. Foto: Compesa/Divulgação
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deu início a uma nova operação de combate ao furto de água no Sertão do Estado. Desta vez, a ação ocorre no município de Cabrobó, tendo como alvo a Adutora do Sertão. O primeiro dia da operação resultou na retirada de 18 ligações clandestinas e na prisão de uma pessoa em flagrante.
Com a ação, foi possível recuperar quase 10 litros por segundo de água que estavam sendo desviados ilegalmente, volume suficiente para abastecer cerca de 5 mil pessoas ou encher uma caixa de água de mil litros em menos de dois minutos. A ação deverá ser concluída até o próximo sábado, 11 de outubro.
As equipes técnicas da Compesa, com o apoio das polícias Civil e Militar, percorreram aproximadamente 2 quilômetros da adutora, na terça (7). No trajeto, foram identificadas diversas ligações clandestinas que desviavam água destinada ao abastecimento da população, em nove pontos diferentes, o que resultou na remoção de cerca de 2 quilômetros de tubulações irregulares.
A ação integra o conjunto de medidas que vêm sendo executadas em todo o estado para reduzir perdas e combater o furto de água, prática que compromete o fornecimento regular para milhares de famílias. A Compesa reforça que furtar água é crime, conforme previsto no Código Penal Brasileiro. A pessoa detida em flagrante será investigada pela Polícia para a adoção dos procedimentos legais e aplicação das penalidades cabíveis.
Uma nova operação para combate a furtos de água está em andamento no Sertão do Araripe. Desta vez, o foco da fiscalização é o trecho da Adutora do Oeste que atende ao município de Ipubi. Juntos, Compesa e Polícia Militar percorreram, no primeiro dia de ação, três quilômetros de adutora, de um trecho com 12 km de extensão.
Foi possível recuperar 10 litros de água por segundo que estavam sendo desviados de Ipubi, passando da vazão atual de 10,1 litros por segundo para 20,1 litros por segundo. Foram cortadas cinco ligações clandestinas de água de grande porte, inclusive em chácaras e em uma fábrica.
A cidade de Ipubi já tem um calendário rigoroso de distribuição e a situação se agrava devido à incidência de furto de água. Antes da operação, o município recebia água por quatro dias e passava 45 dias sem. Diante da gravidade do abastecimento, a Compesa mobilizou as polícias Civil e Militar para a operação, que foi iniciada na quinta-feira, 2 de outubro, e deve prosseguir nos próximos dias.
2
4
00:28, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+