A iniciativa da Compesa foi planejada após o Governo Federal sinalizar a proximidade de uma nova manutenção no canal da Transposição, o que comprometeria o abastecimento.
Obra da Compesa. Foto: Compesa/Divulgação
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está investindo R$ 3,6 milhões na implantação de um sistema flutuante de bombeamento na Barragem Góis, em Sertânia. A estrutura será estratégica para assegurar o abastecimento dos municípios que dependem do Eixo Leste da Transposição do São Francisco, especialmente durante períodos de manutenção programada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no Ramal do Agreste, como a que está sendo planejada pelo MIDR, ainda sem data definida para a sua realização, e que poderá ter 80 dias de duração.
O novo sistema permitirá a captação de até 3.000 litros de água por segundo para a Adutora do Agreste, garantindo o fornecimento de água para cidades como Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Fazenda Nova e Barra de Farias (Brejo da Madre de Deus). A conclusão da obra está prevista para outubro.
A iniciativa foi planejada após o Governo Federal sinalizar a proximidade de uma nova manutenção no canal da Transposição, o que comprometeria o abastecimento e ampliaria em até três vezes os intervalos do calendário de distribuição de água nas cidades atendidas pela Adutora do Agreste.
A medida adotada pela Compesa é considerada essencial diante da importância das águas do rio São Francisco para o abastecimento de várias cidades do Agreste.
“Por isso, a governadora Raquel Lyra liberou os recursos necessários para viabilizar a obra, essencial para a continuidade da exploração das águas do rio São Francisco, mesmo durante períodos em que o canal da transposição necessite de paradas programadas para manutenção”, explica o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.
A Vila do Juá, localizada na zona rural de Caruaru, foi alvo de uma operação de combate a ligações clandestinas após várias queixas de moradores sobre o fornecimento de água, que estava ocorrendo de forma irregular. Sem nenhuma manutenção emergencial em andamento que pudesse justificar o desabastecimento, a Compesa começou a investigar as possíveis causas.
Na terça-feira, 23 de setembro, durante a operação realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento com o apoio das Policias Civil, Militar e do Instituto de Criminalística, foram flagrados caminhões-pipa sendo abastecidos ilegalmente a partir de ligações clandestinas feitas na Adutora de Tabocas e da rede de distribuição que atende a localidade.
1
04:47, 09 Nov
26
°c
Fonte: OpenWeather
O concurso 2938 da Mega-Sena foi sorteado neste sábado, 8 de novembro de 2025, às 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo
Programa conecta alunos, professores e famílias, melhora frequência e moderniza ensino em SP.
Municípios devem permanecer sob atenção entre sábado (8) e domingo (9).
mais notícias
+