Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Briga entre pastores da Assembleia de Deus pode parar no STJ após 7 anos de disputa por igreja

O que era para ser um ambiente de fé e comunhão se transformou, há mais de sete anos, em um campo de disputa judicial, acusações e até violência física.

Portal de Prefeitura

30 de junho de 2025 às 14:14   - Atualizado às 14:29

Briga entre pastores da Assembleia de Deus pode parar no STJ

Briga entre pastores da Assembleia de Deus pode parar no STJ Foto: Google Maps

O que era para ser um ambiente de fé e comunhão se transformou, há mais de sete anos, em um campo de disputa judicial, acusações e até violência física. A Igreja Assembleia de Deus de Iparana, localizada em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, é palco de uma das mais prolongadas e complexas brigas por liderança religiosa no Ceará. O caso, que começou com um afastamento polêmico em 2017, agora pode ser decidido no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O conflito gira em torno de dois nomes: o pastor Luiz Carlos Nascimento Barros, afastado pela Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Ceará (Conadec) por suposta “falta gravíssima” — incluindo adultério, álcool e drogas — e o pastor Gleidailson Azevedo, atual presidente do templo, que assumiu a liderança após a saída de Luiz Carlos. Desde então, a comunidade de mais de 2.200 fiéis tem convivido com uma guerra de versões.

Na última semana, o clima se agravou. Policiais foram chamados após uma tentativa de entrada de apoiadores de Luiz Carlos no templo. Um soco no rosto de um vice-líder da igreja e acusações de invasão reacenderam a tensão. De um lado, Gleidailson afirma que o local foi alvo de tentativa de tomada forçada. Do outro, a defesa de Luiz Carlos garante que apenas tentava cumprir uma decisão judicial favorável ao seu retorno.

A disputa, que passou por uma série de recursos e reviravoltas legais, ganhou novo capítulo com um recurso especial protocolado no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na tentativa de levar o caso ao STJ. O recurso pede a anulação do edital que teria reconduzido Luiz Carlos ao cargo em 2020, sob alegação de fraude e falta de convocação da comunidade.

Enquanto o processo segue, a igreja, que hoje opera sob o nome de Templo Central Independente (TCI) após desligar-se da Conadec, segue com suas atividades religiosas cercada por vigilância particular e clima de tensão. A separação entre fé e política e a autonomia das igrejas, garantidas pela Constituição, estão no centro do embate.

Para muitos fiéis, a situação se tornou espiritualmente desgastante. “A fé está sendo testada mais por dentro do que por fora”, desabafou uma frequentadora que preferiu não se identificar. O desfecho agora depende do STJ — e talvez, segundo os próprios envolvidos, também de um milagre.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:42, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

Máquina de cartão de crédito usada por ambulante preso.
Estelionato

"Para gringo é mais caro": ambulante é preso após cobrar R$ 2,4 mil por duas cervejas a turistas

Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter