Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Autor da facada em Bolsonaro fará novo exame psiquiátrico que pode determinar sua soltura

Dois psicólogos vão verificar se Adélio Bispo, autor da facada, possui transtornos mentais que justifiquem a classificação de alta periculosidade.

Gabriel Alves

08 de outubro de 2025 às 12:21   - Atualizado às 12:21

Adélio Bispo, autor da facada e momento do ataque a Bolsonaro.

Adélio Bispo, autor da facada e momento do ataque a Bolsonaro. Fotos: Divulgação e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O autor da facada de Jair Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República em 2018, passará por uma nova avaliação psiquiátrica nos próximos dias, no Presídio Federal de Campo Grande, localizado em Mato Grosso. O resultado vai averiguar se Adélio Bispo, de 47 anos, ainda apresenta risco à sociedade.

Uma dupla de psicólogos será enviada à unidade prisional para conduzir a análise clínica. Os profissionais vão verificar se o homem possui transtornos mentais que justifiquem a classificação de alta periculosidade, assim como a avaliação servirá para averiguar se é necessário prorrogar ou revisar sua medida de segurança. Caso a medida de segurança seja mantida, o laudo vai mostrar em quanto tempo Adélio deverá ser submetido a uma reavaliação.

Porém, se o resultado apontar que o detento não oferece mais riscos, ele poderá ser liberado. Tendo em vista que Adélio não cumpre pena, mas medida de segurança, a possível alta significaria o retorno à liberdade e com possibilidade de acompanhamento ambulatorial, se a Justiça determinar.

Com relatórios médicos que apontam piora no quadro clínico da saúde mental do preso, Adélio vive em isolamento e recusa atividades prisionais.

Relembre caso

O ataque aconteceu em 6 de setembro de 2018, durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro, à época filiado ao PSL, cumprimentava eleitores quando foi atingido no abdômen por um golpe de faca.

Veja Também

O agressor foi imediatamente contido por apoiadores e detido pela Polícia Federal (PF). Bolsonaro foi socorrido e submetido a uma cirurgia de emergência na Santa Casa de Juiz de Fora, permanecendo internado por semanas e passando por diversos procedimentos médicos posteriores.

Adélio Bispo, natural de Montes Claros (MG), foi denunciado por atentado pessoal por inconformismo político. Durante as investigações, a Polícia Federal concluiu que ele agiu sozinho, sem vínculo com organizações ou mandantes. A perícia psiquiátrica determinada pela Justiça revelou que Adélio sofre de transtorno delirante persistente, quadro que o torna inimputável, ou seja, incapaz de responder penalmente pelos próprios atos.

Em 2020, a Justiça Federal decidiu pela manutenção da internação de Adélio em um presídio federal de segurança máxima, em Campo Grande (MS), onde permanece sob medidas de segurança. O Ministério Público Federal (MPF) e a defesa pediram sucessivas reavaliações médicas, mas os laudos indicam que ele ainda apresenta risco à sociedade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:28, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Sorteio do concurso 1176 nesta quinta-feira (12/02), dia de sorte.
Dia de Sorte

Resultado Dia de Sorte 1176 (12/02): acumula e próximo prêmio vai a R$ 350 mil

Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.

Sorteio do Timemania (concurso 2355) realizado no Espaço da Sorte em São Paulo.
Timemania

Resultado do Timemania 2355 (12/02): acumula novamente e prêmio vai a R$ 6,6 milhões

Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.

mais notícias

+

Newsletter