Ação em alusão ao Dia das Crianças contemplou 38 pacientes internados no Hospital Nossa Senhora de Aparecida, que também inaugurou uma brinquedoteca.
09 de outubro de 2026 às 21:46 - Atualizado às 21:51
Após 29 dias na UTI, menina de 6 anos recebe visita de cães dos Bombeiros em Paulista. Foto: Divulgação
Uma menina de 6 anos internada há 29 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Nossa Senhora de Aparecida (HNSA), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, recebeu uma visita especial nesta sexta-feira, 9 de outubro. Durante uma ação em alusão ao Dia das Crianças, cães do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) visitaram pacientes infantis da unidade, proporcionando momentos de interação e afeto durante o período de hospitalização.
A pequena Ágatha está em tratamento após passar por uma cirurgia no hospital. Natural de Águas Belas, no Agreste pernambucano, ela chegou à unidade acompanhada da mãe, Bruna Barbosa Rodrigues, após ser encaminhada pelo Hospital da Restauração (HR), no Recife.
Segundo Bruna, a filha ficou feliz com a presença dos animais, já que gosta muito de cães. A mãe também destacou o acolhimento recebido dos profissionais de saúde durante a internação.
“Minha filha Ágatha está internada aqui e passou por uma cirurgia. Graças a Deus deu tudo certo. A equipe de cirurgiões, médicos e enfermeiros é maravilhosa e a trata com muito carinho e paciência, mesmo nos dias em que ela fica mais chatinha e chora. São profissionais que realmente trabalham com amor”, relatou.
Sobre a visita, Bruna afirmou que a iniciativa foi importante para a filha e para outras crianças que passam longos períodos no hospital. “Ela amou! Acho essa iniciativa muito importante para as crianças, que ficam muito presas aqui e acabam não convivendo com o mundo lá fora. Ela ficou muito feliz e gostou bastante, porque gosta muito de animais”, acrescentou.
A atividade fez parte da programação organizada pelo HNSA para 38 pacientes infantis internados. Entre os visitantes estava Dante, um labrador da equipe do Corpo de Bombeiros. A iniciativa contemplou crianças da UTI Pediátrica e da Clínica Pediátrica.
Durante a hospitalização, as crianças precisam se adaptar a uma rotina de exames, procedimentos e cuidados médicos, além de permanecerem afastadas de ambientes e atividades comuns ao cotidiano infantil. A proposta da visita foi oferecer uma experiência diferente, respeitando as condições clínicas dos pacientes e as medidas necessárias para garantir a segurança.
A infectologista Cátia Arcuri, médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HNSA, explicou que a interação com os animais pode contribuir para o conforto e o bem-estar das crianças. Ela ressaltou, porém, que atividades desse tipo exigem planejamento e cuidados específicos.
Segundo a médica, é necessário avaliar as condições clínicas de cada paciente, acompanhar a atividade com as equipes responsáveis e observar a higiene e a saúde dos animais. A higienização das mãos e a definição dos contatos permitidos também são medidas importantes para prevenir infecções no ambiente hospitalar.
Além da visita dos cães, o hospital inaugurou, nesta sexta-feira, uma brinquedoteca na Clínica Pediátrica. O espaço foi organizado com a contribuição de colaboradores, que reuniram brinquedos e materiais para ampliar as possibilidades de brincadeira e convivência durante a internação.
A diretora-geral do HNSA, Ana Lúcia Ávila, destacou a emoção de acompanhar a reação das crianças e de seus familiares durante as atividades. Para ela, ações de lazer e acolhimento podem tornar a rotina hospitalar mais leve tanto para os pacientes quanto para as equipes que os acompanham.
A programação em alusão ao Dia das Crianças continua nos próximos dias. Em 12 de outubro, está prevista a distribuição de brindes aos pacientes pediátricos. Já no dia 15, às 14h, as crianças internadas na Enfermaria Pediátrica participarão de uma sessão de cinema no auditório do hospital, com a exibição de um filme curto e oferta de lanche.
A atividade será realizada em parceria entre as equipes de Psicologia, Nutrição e Enfermagem. De acordo com Lahisa Lica, responsável técnica pela Psicologia do HNSA, a proposta é oferecer lazer e interação, além de contribuir para o bem-estar emocional das crianças durante a internação.
As iniciativas buscam reservar espaço para brincadeiras, convivência e momentos de descontração em meio aos tratamentos, com a participação das famílias e os cuidados necessários à segurança dos pacientes.
3
23:09, 09 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
O monomotor decolou do Aeroporto da Pampulha e tinha como destino a cidade de Juatuba, a cerca de 50 quilômetros da capital mineira.
O total representa um crescimento de aproximadamente 80 milhões de chaves desde o fim de 2025, quando havia 920 milhões.
A operação disponibilizará os coletivos em trajetos que conectam diferentes terminais integrados da região.
mais notícias
+