Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Agreste tem queda de crimes e homicídios em maio, diz SDS; veja municípios com maiores reduções

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, a região do Agreste apresentou uma redução de 21,4% nos crimes patrimoniais.

Gabriel Alves

20 de junho de 2025 às 12:10   - Atualizado às 12:10

Agreste: policiais em operação.

Agreste: policiais em operação. Foto: PCPE/Divulgação

O Agreste de Pernambuco registrou uma queda de 28,6% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no mês de maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). A pasta, no entanto, não informou os números absolutos.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, a região apresentou uma redução de 21,4% nos crimes patrimoniais. Os CVPs incluem roubos cometidos com violência ou grave ameaça à vítima, como assaltos a pedestres, veículos, estabelecimentos comerciais e residências, excluindo os latrocínios (roubos seguidos de morte).

Entre janeiro e maio deste ano, foram contabilizados 18.550 crimes contra o patrimônio em todo o estado. Desse total, 8.341 ocorreram no Recife, 5.813 na Região Metropolitana e 4.396 no interior.

Também houve redução nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no Agreste em maio. O número caiu de 57 para 45 registros, o que representa um recuo de 21,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o segundo melhor resultado entre as regiões do estado, ficando atrás apenas da Zona da Mata, que apresentou queda de 21,8%.

A SDS-PE também destacou municípios do Agreste que apresentaram as maiores reduções de homicídios no acumulado de 2025:

Veja Também

  • Bonito: queda de 87,5%, de 8 para 1 caso;
  • Brejo da Madre de Deus: redução de 60%, de 15 para 6 casos;
  • Cachoeirinha: queda de 66,7%, de 6 para 2 casos;
  • Caetés: redução de 80%, de 5 para 1 caso;
  • Toritama: queda de 80%, de 10 para 2 homicídios.

Além disso, os municípios de Iati e Tacaimbó não registraram homicídios entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período de 2024, Iati contabilizou cinco casos, e Tacaimbó, quatro ocorrências.

"Temos realizado várias operações diuturnamente, com apoio de equipes especializadas da Polícia Militar e diversas Operativas da SDS, dentre outros parceiros, o que tem sido determinante para conseguirmos esses resultados positivos. E vamos seguir intensificando os trabalhos para que, no segundo semestre, possamos continuar reduzindo cada vez mais os índices de criminalidade na região", avaliou o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I (Dinter I) da Polícia Militar, responsável por unidades da Zona da Mata e Agreste.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:39, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Danilo Moraes da Silva, de 39 anos, suspeito de matar a filha de 15 com golpes de machado.
Violência

Menina de 15 anos é morta com golpes de machado e pai, principal suspeito, tira a própria vida

Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

mais notícias

+

Newsletter