Momento em que policiais são recebidos a tiros e advogado que foi morto após ação. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O advogado Fernando Ribeiro da Costa, morto na tarde desta terça-feira, 16 de dezembro, durante uma troca de tiros com a polícia no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Santo Amaro, área central do Recife, não estava autorizado a exercer a profissão desde novembro. A informação foi confirmada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco.
O afastamento foi determinado de forma preventiva pela Presidência do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE e entrou em vigor no dia 10 de novembro, conforme registro no Diário Eletrônico da entidade. Na decisão, a Ordem destacou a repetição de episódios envolvendo comportamento agressivo e falta de controle emocional, considerados incompatíveis com os princípios da advocacia.
Segundo a OAB, a análise do caso levou em conta um conjunto de condutas, e não fatos pontuais. O entendimento foi de que as atitudes atribuídas ao advogado indicavam risco à coletividade e poderiam comprometer a credibilidade da profissão, inclusive em situações fora do ambiente de trabalho.
A suspensão teve respaldo no Estatuto da Advocacia, previsto na Lei nº 8.906 de 1994, e no Regimento Interno da OAB-PE. A medida seguia válida até que o mérito do processo disciplinar fosse apreciado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da instituição.
De acordo com a polícia, os agentes foram recebidos a tiros ao tentarem cumprir o mandado, que tinha como alvo a apreensão de uma arma supostamente usada para ameaçar a ex-companheira do suspeito. Diante da situação, equipes realizaram um cerco ao imóvel e iniciaram uma negociação para a rendição.
Segundo o major Ignácio, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a tentativa de diálogo não teve êxito.
“Foi enfatizada a negociação, porém, ele se mostrou irredutível. Em determinado momento em que a equipe tática se movimentava, ele começou a efetuar disparos. Nesse caso, tivemos que agir em legítima defesa”, afirmou.
O homem foi baleado durante a ação e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital da Restauração. No entanto, ele já chegou à unidade de saúde sem vida.
3
08:32, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+