Pernambuco vai retomar o monitoramento de tubarões no litoral do Grande Recife após 11 anos, por meio de um novo edital do Programa Cientista Arretado.
Praia Del Chifre, em Olinda e pessoas carregando adolescente atacado por tubarão. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Um adolescente foi atacado por um tubarão nesta quinta-feira, 29 de janeiro, na Praia de Del Chifre, em Olinda, município da Região Metropolitana do Recife. O Hospital Tricentenário confirmou a morte do jovem. O mesmo local já foi palco de outra mordida em 2023.
Os episódios mais recentes de mordidas de tubarão registrados no Grande Recife ocorreram em 2023 e se concentraram em um intervalo inferior a 15 dias. Nesse período, um surfista foi atacado na Praia do Del Chifre, em Olinda, e dois adolescentes foram vítimas de ataques em dias consecutivos na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
O primeiro caso foi registrado em 20 de fevereiro de 2023 e teve como vítima o surfista André Luiz Gomes da Silva, montador de andaimes. Ele foi mordido enquanto surfava na Praia do Del Chifre e sofreu ferimentos graves na perna esquerda, mas conseguiu se recuperar após atendimento médico.
Pouco mais de duas semanas depois, no dia 5 de março, um adolescente de 14 anos foi atacado por um tubarão no mar de Piedade. Em decorrência da gravidade dos ferimentos, ele teve uma das pernas amputadas.
No dia seguinte, em 6 de março, um novo ataque foi registrado na mesma praia. A adolescente Kaylanne Timóteo Freitas, de 15 anos, foi mordida durante um mergulho e perdeu o braço esquerdo.
Pernambuco vai retomar o monitoramento de tubarões no litoral do Grande Recife após 11 anos, por meio de um novo edital do Programa Cientista Arretado, coordenado pelo CEMIT (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões).
O projeto terá investimento de R$ 1,052 milhão e duração de 24 meses, abrangendo 33 km do litoral com risco crítico, da Praia do Paiva (Cabo de Santo Agostinho) até a Praia do Farol (Olinda).
2
4
01:03, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+