Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Artigo: O avanço da demência no Brasil - Por Edinázio Vieira

"A população não é orientada para cuidar das suas mazelas. Não existe uma política pública para reduzir os danos emocionais", escreveu o colunista.

Ricardo Lélis

02 de outubro de 2025 às 19:33   - Atualizado às 19:33

Demência.

Demência. Arte: Tadamichi/Getty Images

Evitar chegar nesse estágio de idiotia, perda de memória e incapacidade é crucial. Ser incapaz é péssimo para qualquer humano. No entanto, muita gente acha que isso é “coisa de velho”. Porém, essa visão precisa ser revista, já existem casos no mundo que o Alzheimer alcançou jovens aos 18 anos. 

A demência geralmente se manifesta em pessoas que já ultrapassaram os 65 anos, e é comum nos indivíduos com mais de 80 anos. Contudo, é possível perceber casos em pessoas a partir dos 40 anos. 

É melhor prevenir do que remediar. Países em desenvolvimento, cuja população tem um estilo de vida com baixo nível cultural, e um elevado índice de pessoas com diabetes e pressão arterial desregrada, estão mais propensos à demência. 

O Ministério da Saúde registra que, entre os brasileiros, mais de 10% da população tem diabetes e 28% têm pressão alta. Além disso, 200 mil pessoas já estão acometidas por Parkinson, e 1 milhão e 200 mil pessoas por Alzheimer. São números assustadores, pois as doenças preliminares que evoluem para as demências estão avançando. 

Há mais um panorama preocupante: 56 milhões de brasileiros são ansiosos, metade da população se considera estressada e 73 milhões de brasileiros tem problemas de insônia. 

Veja Também

Esses dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, exibe uma nação intranquila, inquieta, triste, com problemas psíquicos gravíssimo. A evolução para quadros neurológicos é um fato. O cérebro humano é um organismo complexo que funciona ao longo de toda a civilização humana de forma provocativa e evolutiva. Tudo que é produzido no mundo externo leva impacto de mudanças ao cérebro. Se esse local externo produz muito "lixo", o cérebro absorve como um "novo" padrão de funcionamento.

Esses dados falam por si. Temos uma população com alterações cognitivas, composta por pessoas que buscam a felicidade, mas sem metas, sofrendo com problemas de autoestima, conflitos internos, e problemas de memória e atenção. A população não é orientada para cuidar das suas mazelas. Não existe uma política pública para reduzir os danos emocionais, psiquiátricos e psicológicos. O Brasil corre atras do prejuízo: quando surgem os eventos desastrosos, as autoridades governamentais tentam apagar o "fogo". 

Contudo, só combatem a área atingida, nunca a causa, e nem alcançam os demais focos, só se concentram apenas naqueles em que a fumaça se exibiu. O que fazer? Conscientizar a população e implementar uma campanha nacional com muito critério. 

Entretanto, não existe um plano ou projeto para conter essas doenças e transtornos que estão danificando e atingindo a produtividade de todas as atividades, desde a economia, até questões mais sensíveis. Como uma população desequilibrada, desmemoriada pode cuidar da própria nação? Seria como os loucos cuidando do hospício.

Diante desse cenário, há uma previsão do avanço da demência, deficiência cognitiva, estresse, ansiedade, síndrome do pânico e depressão até 2036. Nesse caso, há uma sentença para a população que tem entre 40 e 50 anos com o futuro sem memória. Além 
disso, as crianças que hoje possuem 6 e 7 anos de idades estarão condenadas aos transtornos psíquicos pelas razões elencadas aqui. 

Há uma situação caótica, uma “gestação do caos” que precisa ser abortada. Deve haver um “preservativo” pra evitar as possíveis "gravidez".

A civilização, a ganância e a forma de relacionamento humano interferem e formatam o cérebro, alteram pensamentos e criam um tipo de “humano”. Salve-se quem puder! As f icções bizarras que nós assistimos nos cinemas e nas TVs estão batendo na nossa porta. Agora é real.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:30, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Amigos conversando.
Coluna

Artigo: A fofoca provoca sensação de prazer e libera endorfina no cérebro - por Edinázio Vieira

"O fuxiqueiro sai da depressão e estimula a dopamina, mas isso deixa esse militante ansioso, pois fica com a "língua coçando" para contar e falar da vida do outro", diz colunista.

Saída temporária permite que presos do semiaberto deixem o presídio por período determinado.
Coluna

Artigo: Prisioneiros numa penitenciária mental - Por Edinázio Vieira

Desde a primitividade, quando esse humano começou a se organizar em grupos para sobreviver ao caos, ele criou artifícios para dominar o próximo", escreveu o colunista.

Policial Militar
Coluna

Artigo: O Fantasma da Terceira Guerra Mundial e a Saúde Mental - Por Edinázio Vieira

"O caos atômico assombra o mundo; contudo, existe uma arma mais destrutiva que o átomo: a loucura humana", escreveu o colunista.

mais notícias

+

Newsletter