Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ARTIGO: Amor, a Identidade de Deus - Por +D. Alexandre Ximenes

"Esta afirmação não só define quem Deus é, mas também como a nossa compreensão do amor deve ser moldada por Ele", diz colunista

Portal de Prefeitura

13 de agosto de 2024 às 17:24   - Atualizado às 18:25

Artigo de +d. Alexandre Ximenes

Artigo de +d. Alexandre Ximenes Foto: Divulgação Rede Social

O amor é a essência e identidade de Deus. Em 1 João 4:8, a Bíblia afirma: “Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor.” Esta afirmação não só define quem Deus é, mas também como a nossa compreensão do amor deve ser moldada por Ele. O amor divino não é apenas um atributo de Deus, mas a Sua própria essência. Nos dias atuais, a grande crise de identidade na igreja é, de fato, a compreensão e vivência do verdadeiro amor.

1. O Que é Amor?

A percepção do amor varia amplamente entre as pessoas:

a) Emoção: Para muitos, o amor é visto como uma emoção intensa, manifestada por um coração acelerado, mãos geladas e tremores.

b) Sentimento Romântico: Outros entendem o amor como um sentimento romântico, platônico ou poético, muitas vezes idealizado e distante da realidade cotidiana.

c) Atração ou Paixão: Para alguns, o amor é visto como uma atração ou impulso emocional, uma paixão que pode ser efêmera e volúvel.

Veja Também

d) Sexualidade e Sensações: Hoje, o amor muitas vezes é reduzido a sexo, aventuras e sensações, o que pode levar a relacionamentos superficiais e destrutivos.

e) Modelo de Deus: O que significa amar tendo Deus como padrão? Amar segundo o padrão divino é ter atitudes e ações que refletem o amor de Deus, mesmo às últimas consequências, incluindo o amor aos indignos, como Cristo fez ao se sacrificar por nós.

2. O Amor é Superior a Todos os Dons

O amor é superior a todos os dons espirituais, conforme descrito em 1 Coríntios 13:

a) Dom de Línguas: O amor é mais importante do que o dom de línguas (1 Coríntios 13:1).

b) Profecia e Conhecimento: O amor é superior à profecia e ao conhecimento (1 Coríntios 13:2).

c) Milagres: O amor é mais valioso do que o dom de milagres (1 Coríntios 13:2).

d) Caridade: As maiores e melhores obras de caridade são insignificantes sem o amor (1 Coríntios 13:3).

3. A Falta de Amor na Igreja de Corinto

A Igreja de Corinto, apesar de ser rica em dons espirituais, estava dividida e imatura por falta de amor. As divisões e brigas na igreja eram resultado de uma falta de amor verdadeiro, evidenciada na forma como usavam os dons para auto-glorificação e não para edificação mútua.

4. Declarações de Paulo sobre a Falta de Amor

Paulo faz três duras declarações sobre a falta de amor:

a) Ofensa ao Outro: Sem amor, qualquer ação pode ofender os outros (1 Coríntios 13:1).

b) Som e Barulho: Falar, pregar ou orar sem amor é como um mero som ou barulho (1 Coríntios 13:1).

c) Nada Sou: Sem amor, a pessoa não tem valor espiritual verdadeiro (1 Coríntios 13:2).

5. Características do Verdadeiro Amor

O verdadeiro amor possui características essenciais descritas em 1 Coríntios 13:

a) Benignidade e Paciência: O amor é benigno e paciente, com infinita capacidade de suportar.

b) Pensar o Bem: O amor pensa o melhor das pessoas e não arde em ciúmes ou se ufana.

c) Não Inconveniente: Não se conduz inconvenientemente, não busca seus próprios interesses e não se ressente do mal.

d) Não Melindroso: O amor não é melindroso e não impõe mal aos outros.

Conclusão

A maturidade cristã é medida pela capacidade de amar como Cristo amou. Enquanto não vemos Jesus como Ele realmente é, nossa maturidade será limitada. Todos os dons espirituais que possuímos são temporários e para esta vida, mas o amor é eterno e preeminente entre a fé, a esperança e o amor. O amor é o maior de todos.

Reuel Feitosa, do Desafio Jovem Peniel, compartilhou uma experiência profunda, destacando como o amor e as orações de um velhinho, que ele não conhecia, foram fundamentais para sua vida e ministério. Isso evidencia o poder e a importância do amor genuíno e das orações sinceras.

O amor é a verdadeira identidade de Deus e o padrão pelo qual todas as nossas ações e dons devem ser medidos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feminicídio no Brasil
Artigo

Feminicídio não se combate com propaganda, mas com punição exemplar

Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.

Aberta a temporada dos babões de políticos
Artigo

2026: Aberta a temporada dos babões de políticos

São os guerreiros das timelines, os soldados das notificações, os defensores da causa invisível.

Amigos conversando.
Coluna

Artigo: A fofoca provoca sensação de prazer e libera endorfina no cérebro - por Edinázio Vieira

"O fuxiqueiro sai da depressão e estimula a dopamina, mas isso deixa esse militante ansioso, pois fica com a "língua coçando" para contar e falar da vida do outro", diz colunista.

mais notícias

+

Newsletter