05 de fevereiro de 2025 às 23:14 - Atualizado às 23:25
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu na noite desta quarta-feira, 5 de fevereiro, um aviso hidrológico sobre a situação do Rio Capibaribe em São Lourenço da Mata que atingiu a cota de alerta.
A entidade também esclarece que este fato coloca em atenção, além de São Lourenço, os municípios de Camaragibe e Recife quanto à possibilidade de inundação.
A chuva forte que atinge o Grande Recife nesta quarta-feira (5) causou mortes, deslizamentos de barreiras e alagamentos em diversas cidades. À tarde, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovaram os alertas de temporal, que agora valem até a manhã da quinta (6).
Por causa do temporal, diversos serviços, incluindo escolas, shoppings e repartições públicas, suspenderam atividades ou fecharam mais cedo.
A Apac emitiu, às 17h, um novo aviso meteorológico para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. Às 15h41, o Inmet renovou o alerta vermelho, de grande perigo, para incidentes com chuvas no Litoral de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O aviso, segundo o órgão federal, é válido até as 8h da quinta, com potencial de chuva superior a 60 milímetros ou maior que 100 milímetros, além de ventos superiores a 100 quilômetros por hora.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo de um homem foi resgatado no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife. Ele foi arrastado pela enxurrada, de acordo com moradores.
Em Camaragibe, o corpo de mais um homem foi achado numa ponte no bairro da Vila da Fábrica na tarde desta quarta.
Mais cedo, outro homem morreu numa área alagada na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, no Centro do da capital pernambucana. De acordo com testemunhas, ele foi eletrocutado. A morte é investigada pela Polícia Civil. Os nomes e as idades das vítimas não foram divulgados.
Por causa da chuva, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) suspendeu o abastecimento d'água em áreas de morro localizadas em sete cidades: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Camaragibe, além de Goiana, fica na Zona da Mata Norte do estado.
21:28, 27 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
As precipitações intensas reforçam o monitoramento das autoridades sobre possíveis impactos na mobilidade urbana e riscos de alagamentos, deslizamentos e transtornos à população.
A população deve permanecer atenta às atualizações meteorológicas e seguir as recomendações da Defesa Civil para evitar riscos.
A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste brasileiro está influenciando as condições do tempo.
mais notícias
+