Cidade após inundação do rio Amaraji. Foto: Prefeitura de Amaraji. Arte: Portal de Prefeitura
No final da manhã deste sábado, 16 de agosto, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), publicou mais um aviso hidrológico, notificando que o Rio Amaraji, em Ribeirão (José Mariano), atingiu a cota de alerta. Os residentes dos municípios de Ribeirão e Gameleira devem permanecer atentos para o risco de inundação.
O Centro de Operações do Recife (COP), emitiu um comunicado afirmando que a cidade está em estágio de mobilização nesta sexta-feira, 15 de agosto, em decorrência das chuvas que atingem a Região Metropolitana desde a quinta (14), como aponta o aviso meteorológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
"Devido às chuvas já registradas e à previsão para as próximas horas, nossas equipes estão de prontidão. Ainda não há impactos significativos na rotina da cidade, mas estamos monitorando", informa o aviso.
O Rio Sirinhaém, na cidade de Gameleira, Zona da Mata, atingiu a cota de alerta, avisa a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) em um comunicado emitido neste sábado, 16 de agosto.
Após as chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a quinta (14), os municípios no alcance do rio, devem permanecer em estado de atenção devido ao risco de inundação.
Veja locais
A Apac e a Defesa Civil permanecem monitorando a situação e podem mudar o aviso hidrológico caso tenha necessidade.
Na manhã deste sábado, 16 de agosto, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta de risco de inundação para o Rio Ipojuca, na região do município de Primavera. De acordo com o comunicado, o município de Escada também está sob risco devido à elevação do nível do rio.
A APAC orienta que a população residente em áreas mais próximas ao rio redobre a atenção e acompanhe os comunicados oficiais, especialmente em caso de chuvas intensas nas próximas horas.
3
4
11:15, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+