Cidade do Recife em dia de chuva. Foto: Reprodução/Redes Sociais
A cidade do Recife entrou em estágio de atenção às 5h desta segunda-feira, 28 de julho, por conta das chuvas registradas nas últimas horas e da previsão de mais precipitações ao longo do dia. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações da capital pernambucana (COP), que orienta a população a evitar deslocamentos, especialmente durante o período de maré alta.
“O Centro de Operações (COP) do Recife informa que, devido ao acúmulo e à continuidade das chuvas no momento de maré alta, às 6h10, a cidade entrou em estágio de Atenção. Dessa forma, a orientação à população é, se possível, realizar deslocamentos fora desse horário”, diz o comunicado.
Segundo o COP, o estágio de atenção é decretado quando há registros de ocorrências ligadas ao clima em pelo menos um ponto da cidade, além de impactos perceptíveis na rotina urbana, como alagamentos, congestionamentos ou risco em áreas de morro. A classificação representa médio risco para a população.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu 57,77 mm nas últimas 24 horas no Recife. A Apac havia emitido alerta laranja no domingo (27), válido até esta segunda, indicando chuva de moderada a forte intensidade.
Na Mata Sul, espera-se pancadas de intensidade moderada a forte, principalmente a partir do período da manhã da segunda-feira (28/07).
Ainda de acordo com a agência, para a região do Agreste, as pancadas moderadas e pontualmente fortes deverão ocorrer no período da tarde e noite também da segunda-feira.
A condição climática ocorre devido o aumento de instabilidade causada pelo sistema meteorológico conhecido como Cavado.
O aumento das chuvas é atribuído à atuação de um Cavado, sistema meteorológico caracterizado por uma área alongada de baixa pressão na atmosfera, que favorece a formação de nuvens carregadas e temporais.
Equipes da Defesa Civil do Recife seguem em alerta, com reforço no monitoramento e nas ações preventivas, principalmente nas áreas de morro. A população pode acionar o órgão pelo número 0800 081 3400, que funciona 24 horas por dia.
2
20:07, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+