Clima chuvoso na cidade do Recife, em Pernambuco. Foto: Reprodução. Arte: Porta de Prefeitura
As chuvas não darão trégua no litoral da Região Nordeste neste final de semana, com tendência de intensificação em áreas específicas, como o litoral sul de Pernambuco e Alagoas.
De acordo com os modelos de previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes de chuva podem ultrapassar os 150 mm em áreas pontuais.
Este cenário será ainda mais intenso entre domingo (18) e terça-feira (20), conforme indica um aviso laranja (perigo) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para áreas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com acumulados de chuva que podem alcançar os 100 mm.
O litoral da Paraíba também está em atenção para chuvas fortes neste período, com grau de severidade menor, e volumes que podem variar entre 30 mm e 50 mm.
As chuvas volumosas no litoral nordestino têm ocorrido com muita intensidade nos últimos dias devido à atuação de um cavado no litoral da região, combinado com o transporte de umidade do oceano.
Os maiores volumes de chuva registrados no país até às 8h desta sexta-feira (16) ocorreram em Natal (RN), com 48,8 mm, e Camaratuba (PB), com 31,4 mm.
A população destas áreas deve ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil. É fundamental manter-se informada sobre as atualizações das previsões e dos avisos meteorológicos especiais.
O Inmet atualizou às 9h36 desta quinta-feira, 15 de maio, o alerta de chuvas intensas em Pernambuco. O novo aviso amplia o número de municípios sob risco de precipitações significativas até o final da sexta-feira (16).
A bandeira laranja, que indica Perigo com possibilidade de chuvas de até 100mm, agora atinge 31 municípios das regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul.
Ao todo, 75 cidades pernambucanas estão sob alerta. A recomendação é que a população fique atenta a áreas de risco, como encostas e regiões com histórico de alagamentos.
2
3
4
13:32, 13 Jun
29
°c
Fonte: OpenWeather
O grau de severidade indicado pelo Instituto Meteorológico, significa risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transtornos no trânsito.
Após dois dias de temporais, as precipitações deram uma cessada nas últimas 12 horas em todo o Estado.
Além do volume de água, o aviso máximo também indica perigo de alagamentos, deslizamentos e outros transtornos causados pelas precipitações intensas.
mais notícias
+