Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet emite alerta laranja para tempestades em 10 estados até terça (18); saiba quais

O órgão prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Ricardo Lélis

17 de novembro de 2025 às 17:52   - Atualizado às 17:52

Inmet avisa sobre chuvas.

Inmet avisa sobre chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de tempestade, válido até as 10h desta terça-feira (18), abrangendo 10 estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, parte de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do sul do Espírito Santo e extremo leste de Rondônia.

Classificado como de “perigo”, o alerta prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

No Sul do país, o norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e o sul e leste do Paraná terão instabilidade com pancadas moderadas a fortes, trovoadas e risco de temporais.

No restante do Rio Grande do Sul e no noroeste do Paraná, o sol deve predominar, embora com temperaturas mais amenas, especialmente na região catarinense e sul-paranaense.

O Sudeste será fortemente afetado pela frente fria: desde cedo chove em várias regiões de São Paulo, com risco de temporais isolados.

Veja Também

No centro-sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro há previsão de chuva intensa, enquanto no Rio de Janeiro a instabilidade aumenta ao longo do dia.

No sul do Espírito Santo, as pancadas de chuva devem ocorrer à noite. A temperatura tende a baixar em boa parte de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, pancadas são esperadas no norte e leste do Mato Grosso do Sul desde a madrugada, enquanto em Mato Grosso as áreas de instabilidade avançam durante o dia.

Em Goiás, o foco é na metade sul do estado; o restante mantém tempo seco e calor. A queda de temperatura será mais notável na região sul de Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, predomina o clima seco e quente, com baixa umidade relativa do ar em estados como Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Apenas o interior do Maranhão e do Piauí pode registrar chuvas isoladas. No sul da Bahia, há risco de instabilidades mais organizadas.

A região Norte terá maior instabilidade: no Amazonas, são esperadas pancadas de chuva fortes com risco de temporais, especialmente no Acre e oeste do estado.

Amapá, sul e oeste do Pará, bem como Rondônia e Roraima, também devem registrar chuva ao longo do dia. No Tocantins e parte do Pará, o clima permanece mais seco.

O Inmet alerta que este padrão de instabilidade e queda de temperatura deve persistir em áreas do Sul e Sudeste até meados da semana, enquanto o Nordeste segue com clima quente e seco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:25, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac: chuva em cidade de Pernambuco.
Aviso

Chuvas em Pernambuco: Inmet atualiza alerta em 51 municípios; confira lista

A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.

Local com céu fechado e chuva.
Aviso

Prepare a sombrinha: Inmet alerta para fortes chuvas e ventos intensos no Brasil

O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.

Apac: pessoas na chuva.
Inmet

Alerta laranja: veja lista dos municípios de Pernambuco com risco de chuva intensa neste domingo (8)

O alerta foi divulgado na sexta, 6 de fevereiro e segue válido até as 10h de amanhã. Durante esse período, o instituto mantém o monitoramento contínuo das condições climáticas no estado.

mais notícias

+

Newsletter