Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet emite alerta laranja para tempestades e chuva intensas; confira locais em risco

Segundo o órgão, há risco de ventos fortes, queda de granizo e altos acumulados de chuva ao longo do período.

Ricardo Lélis

10 de outubro de 2025 às 20:48   - Atualizado às 20:48

Chuvas.

Chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade e chuva intensa que atingem as região Centro-Sul do Brasil entre este sábado, 11 de outubro, e a próxima segunda-feira (13).

Segundo o órgão, há risco de ventos fortes, queda de granizo e altos acumulados de chuva ao longo do período.

O alerta mais severo, de nível laranja (perigo), entra em vigor às 21h de sábado (11) e segue até 23h59 de domingo (12).

Ele abrange amplas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de partes do Mato Grosso, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo.

O Inmet alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.

Veja Também

Entre as áreas sob influência desse aviso estão as regiões Serrana, Oeste e Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste e Noroeste do Paraná, além do Centro-Sul e dos Pantanais de Mato Grosso do Sul.

Outro alerta laranja será válido das 12h de domingo (12) até as 10h de segunda-feira (13), mantendo o risco de tempestades severas e ampliando a área de abrangência para o interior de São Paulo — incluindo as regiões de Bauru, Presidente Prudente, Marília, Campinas, Araraquara e Piracicaba, além da Grande São Paulo e da Macro Metropolitana Paulista. Estados do Sul e do Centro-Oeste também permanecem sob risco de tempo severo durante o mesmo período.

De forma complementar, o instituto publicou ainda um alerta amarelo (perigo potencial), válido das 15h de domingo (12) até as 10h de segunda-feira (13), abrangendo áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio de Janeiro.

Nesse caso, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e baixo risco de danos estruturais, embora ainda haja possibilidade de granizo e alagamentos pontuais.

Antes dos avisos de tempestade, o Inmet já havia emitido um alerta de chuvas intensas (nível amarelo) entre sexta (10) e sábado (11), indicando precipitações significativas em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Pará, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:48, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Apac: chuva em cidade de Pernambuco.
Aviso

Chuvas em Pernambuco: Inmet atualiza alerta em 51 municípios; confira lista

A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.

Local com céu fechado e chuva.
Aviso

Prepare a sombrinha: Inmet alerta para fortes chuvas e ventos intensos no Brasil

O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.

mais notícias

+

Newsletter