Chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade e chuva intensa que atingem as região Centro-Sul do Brasil entre este sábado, 11 de outubro, e a próxima segunda-feira (13).
Segundo o órgão, há risco de ventos fortes, queda de granizo e altos acumulados de chuva ao longo do período.
O alerta mais severo, de nível laranja (perigo), entra em vigor às 21h de sábado (11) e segue até 23h59 de domingo (12).
Ele abrange amplas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de partes do Mato Grosso, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo.
O Inmet alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.
Entre as áreas sob influência desse aviso estão as regiões Serrana, Oeste e Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste e Noroeste do Paraná, além do Centro-Sul e dos Pantanais de Mato Grosso do Sul.
Outro alerta laranja será válido das 12h de domingo (12) até as 10h de segunda-feira (13), mantendo o risco de tempestades severas e ampliando a área de abrangência para o interior de São Paulo — incluindo as regiões de Bauru, Presidente Prudente, Marília, Campinas, Araraquara e Piracicaba, além da Grande São Paulo e da Macro Metropolitana Paulista. Estados do Sul e do Centro-Oeste também permanecem sob risco de tempo severo durante o mesmo período.
De forma complementar, o instituto publicou ainda um alerta amarelo (perigo potencial), válido das 15h de domingo (12) até as 10h de segunda-feira (13), abrangendo áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio de Janeiro.
Nesse caso, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e baixo risco de danos estruturais, embora ainda haja possibilidade de granizo e alagamentos pontuais.
Antes dos avisos de tempestade, o Inmet já havia emitido um alerta de chuvas intensas (nível amarelo) entre sexta (10) e sábado (11), indicando precipitações significativas em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Pará, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
3
4
13:10, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+