Inmet prevê chuvas Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira, 16 de dezembro, um alerta vermelho para grande perigo de tempestade, com chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo o órgão, existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
O instituto também informou instruções para a população das áreas afetadas. Confira:
Confira as regiões em risco:
Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro, Macro Metropolitana Paulista e Baixadas.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) confirmou que um bebê e um casal morreram depois que o carro em que estavam foi levado pela força da água durante as chuvas intensas que atingem Palhoça, na Grande Florianópolis. A cidade enfrenta alagamentos e correntezas provocados pela passagem de um ciclone pela região Sul.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo entrando em um ponto alagado e sendo arrastado pela correnteza poucos segundos depois.
Equipes dos bombeiros e da PMSC foram acionadas para atender a ocorrência na Rua Alaor da Silveira, perto da Estrada Geral, no bairro São Sebastião. Ao chegarem, encontraram a Land Rover completamente submersa, virada com as rodas para cima e presa em uma área tomada pela água ao lado da estrutura do contorno viário.
A corporação informou que o casal havia se mudado recentemente para o bairro.
3
4
09:52, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+