INMET faz alerta de vendaval Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso nesta quarta-feira, 10 de dezembro, para vento variando entre 60 km/h e 100 km/h em alguns estados do Brasil.
Segundo o órgão, existe risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.
O instituto também divulgou instruções para a população nas áreas afetadas. Confira:
Veja os locais em risco:
Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Campinas, Bauru, Piracicaba, Grande Florianópolis, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Leste de Mato Grosso do Sul, Sul Fluminense, Sudeste Paranaense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Centro-Sul Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de Porto Alegre e Zona da Mata.
O fim da jornada de trabalho pode vir com surpresas no clima da capital paulista. Nesta quarta, o retorno para casa em São Paulo terá chuvas e rajadas de vento.
O INMET emitiu alerta laranja para tempestades na região metropolitana, incluindo a capital, a previsão aponta ventos de até 100 km/h, risco de chuva forte, trovoadas e possível queda de energia.
Durante o dia, o céu deve permanecer carregado. As nuvens devem dominar e a chuva tende a ser persistente ou ocorrer em pancadas fortes.
As precipitações podem vir acompanhadas de ventania, tornando o clima mais instável. A temperatura na cidade ficará amena em torno de 20 °C a 23 °C.
Se você sair do trabalho no fim da tarde, convém levar um guarda-chuva ou capa. A chuva e o vento podem atrapalhar quem estiver a pé, de ônibus, trem ou carro. O trânsito costuma se complicar nesses momentos, especialmente se houver pontos de alagamento, galhos de árvores ou queda de energia, efeitos comuns em tempestades fortes.
3
14:05, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+