INMET faz alerta de vendaval Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou um alerta sobre uma nova frente fria associada à formação de um ciclone extratropical, próximo à foz do Rio da Prata, está prevista de chegar ao Rio Grande Sul na madrugada do próximo domingo (16).
Esta será uma frente fria intensa para a época do ano e deverá promover fortes instabilidades em seu avanço rumo aos estados do Centro-Oeste e Sudeste.
Devido ao seu rápido deslocamento, estão previstas ao longo do domingo (16) e segunda-feira (17), pancadas de chuva por vezes fortes, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e fortes rajadas de vento, as quais podem superar os 100 km/h.
Em razão das condições previstas, foi emitido um aviso de grande perigo (vermelho) para áreas do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, disponível em: https://alertas2.inmet.gov.br/52284
Não estão descartados outros fenômenos severos, de abrangência mais localizada, tais como tornados e downbursts, em áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul.
Como o sistema frontal se desloca rapidamente, podem-se formar linhas de instabilidade (quando células de tempestade se alinham de forma geralmente contígua), que precedem por até centenas de quilômetros a chegada da frente fria propriamente caracterizada.
Instituto Nacional de Meteorologia
O tornado que atingiu o Paraná, no dia 7 de novembro, causando a morte de cinco pessoas e deixando outras 125 feridas, teve origem em uma supercélula, que é considerado uma das tempestades mais perigosas existentes.
Esse tipo de formação é considerado uma das tempestades mais perigosas da meteorologia e costuma provocar danos severos devido às características extremamente intensas de seu desenvolvimento.
As supercélulas são raras e se destacam por apresentarem uma corrente de ar ascendente que gira dentro da nuvem, fenômeno conhecido como mesociclone.
3
09:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+