Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet alerta para frente fria e ciclone com chuvas intensas no Brasil; veja áreas em risco

O órgão pediu que a população acompanhe as atualizações meteorológicas nas redes sociais e também adotar medidas de precaução.

Ricardo Lélis

29 de janeiro de 2026 às 10:40   - Atualizado às 10:40

Alerta de tempestade.

Alerta de tempestade. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta sobre a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas nos estados do Paraná e de Santa Catarina a partir desta quinta-feira (29).

Já na sexta-feira (30), a formação de um ciclone no litoral da Região Sudeste deve favorecer a ocorrência de grandes volumes de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.

As áreas com maior risco para tempestades incluem a Região Metropolitana de Curitiba (PR), o Norte Catarinense, o Vale do Itajaí e a Região Serrana de Santa Catarina, principalmente entre a tarde e a noite de quinta-feira (29).

Nesses locais, há previsão de tempestades (chuva forte acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo), com acumulados de chuva de até 100 mm em 24 horas.

Ressalta-se que as tempestades são fenômenos atmosféricos associados a nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como cumulonimbus (CB), capazes de provocar chuva forte, rajadas de vento, granizo e incidência de raios (descargas elétricas).

Veja Também

Na sexta-feira (30), a formação de um ciclone no litoral da Região Sudeste favorece a ocorrência de grandes volumes de chuva para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do sul de Minas Gerais.

Os totais de chuva previstos superam os 100 mm nas áreas da Serra da Mantiqueira, enquanto no litoral paulista os volumes podem ultrapassar 60 mm.

A atuação do ciclone no oceano Atlântico também deve favorecer a ocorrência de tempestades em São Paulo durante a sexta-feira (30), com possibilidade de queda de granizo em grande parte do estado e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente na região do Triângulo Mineiro.

No sábado (31), as áreas de chuva devem se concentrar entre o Triângulo mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem, pontualmente, superar os 100 mm em 24 horas. Ainda no sábado (31), há previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, passando pelo leste do Paraná até o sul de São Paulo.

No momento, a previsão indica que, a atuação persistente do ciclone, até o início da próxima semana, favorece a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo até o Mato Grosso, o que pode configurar um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante o verão 2025-2026.

A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas nas redes sociais e portal do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e adotar medidas de precaução, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e transtornos causados por ventos fortes e raios.

Instituto Nacional de Meteorologia

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:59, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac: chuva em cidade de Pernambuco.
Aviso

Chuvas em Pernambuco: Inmet atualiza alerta em 51 municípios; confira lista

A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.

Local com céu fechado e chuva.
Aviso

Prepare a sombrinha: Inmet alerta para fortes chuvas e ventos intensos no Brasil

O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.

Apac: pessoas na chuva.
Inmet

Alerta laranja: veja lista dos municípios de Pernambuco com risco de chuva intensa neste domingo (8)

O alerta foi divulgado na sexta, 6 de fevereiro e segue válido até as 10h de amanhã. Durante esse período, o instituto mantém o monitoramento contínuo das condições climáticas no estado.

mais notícias

+

Newsletter