O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades na região sudeste do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 6 de maio.

O estado, que já sofre com fortes chuvas há dias, teve um saldo que já passa das 100 mortes devido ao temporal.

O alerta permanece válido até o meio-dia de terça-feira (7). De acordo com o Inmet, espera-se que os acumulados de chuva ultrapassem 100 milímetros diários, com ventos que podem superar 100 km/h e possibilidade de granizo.

Existe um alto risco de prejuízos a construções, interrupção do fornecimento de energia elétrica, danos a lavouras, quedas de árvores, inundações e problemas no trânsito rodoviário.

As cidades que estão em risco são:

  • Arroio Grande
  • Chuí
  • Herval
  • Jaguarão
  • Pedras Altas
  • Rio Grande
  • Santa Vitória do Palmar

Chuvas no Nordeste

Nesta segunda-feira, 6 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas de chuva para a Região Nordeste do Brasil.

A previsão de perigo é válida até às 10h da próxima quarta-feira, 8 de maio, para os litorais de Sergipe, Maceió e Pernambuco. Aracaju, Maceió e a Região Metropolitana do Recife podem ser afetadas.

Ainda de acordo com a previsão para chuvas de perigo potencial do Inmet, também é válida até às 10h da próxima quarta, e serve para Bahia até a divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nesse caso, as regiões podem sofrer chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com pequena possibilidade de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Entre as áreas, estão as regiões metropolitanas do Recife e de Salvador. Ainda para esta segunda-feira, 6, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes no Grande Recife.

Para as pessoas que residem nesta região, a orientação é de que evitem o temporal observar alteração nas encostas, e desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia em caso de tempestades.

Em caso de inundações, a Apac instrui as pessoas a proteger seus pertences, especialmente documentos, em sacos plásticos.