Pessoas na chuva e com guarda-chuva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para risco de chuvas e ventos intensos em quase todo o estado de Pernambuco. O aviso foi divulgado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, e tem validade até as 10h da terça-feira (23).
De acordo com o Inmet, o alerta indica a possibilidade de chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. Também estão previstos ventos intensos, com velocidades variando entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Segundo o instituto, apesar de o risco ser considerado baixo, podem ocorrer situações como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas. A orientação é para que a população fique atenta às condições climáticas e adote medidas preventivas durante o período de vigência do alerta.
Entre as recomendações, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as instabilidades. Em caso de necessidade, a população pode buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
O alerta abrange dezenas de municípios distribuídos por diferentes regiões do estado, incluindo Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Estão na lista os municípios de Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Água Preta, Águas Belas, Alagoinha, Aliança, Altinho, Amaraji, Angelim, Araçoiaba, Araripina, Arcoverde, Betânia, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejinho, Brejo da Madre de Deus, Buenos Aires e Buíque.
Também estão incluídos Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Calumbi, Camaragibe, Camocim de São Félix, Camutanga, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Carpina, Caruaru, Casinhas, Catende, Cedro, Chã de Alegria, Chã Grande, Condado, Correntes e Cortês. Integram ainda a relação Cumaru, Cupira, Custódia, Dormentes, Escada, Exu, Feira Nova, Ferreiros, Flores, Floresta, Frei Miguelinho, Gameleira, Garanhuns, Glória do Goitá, Goiana, Granito e Gravatá.
O alerta segue para os municípios de Iati, Ibimirim, Ibirajuba, Igarassu, Iguaracy, Ilha de Itamaracá, Inajá, Ingazeira, Ipojuca, Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Itambé, Itapetim, Itapissuma, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Jataúba, Jatobá, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lagoa Grande e Lajedo.
Também aparecem na lista Limoeiro, Macaparana, Machados, Manari, Maraial, Mirandiba, Moreilândia, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Orobó, Orocó, Ouricuri, Palmares, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Parnamirim, Passira, Paudalho, Paulista, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Pombos, Primavera, Quipapá, Quixaba, Sairé, Salgadinho, Salgueiro, Saloá, Sanharó e Santa Cruz.
Completam o alerta os municípios de Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria do Cambucá, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, São Vicente Férrer, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Sirinhaém, Solidão, Surubim, Tabira, Tacaimbó, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Terra Nova, Timbaúba, Toritama, Tracunhaém, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa, Verdejante, Vertente do Lério, Vertentes, Vicência, Vitória de Santo Antão e Xexéu.
3
05:09, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+