O Inmet recomenda evitar sair de casa durante o mau tempo, observar sinais de alteração em encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Inmet: chuva no Recife. Foto: Redes Sociais. Arte: Portal de Prefeitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém válido até a manhã desta quarta-feira, 18 de junho, o alerta de chuva para o estado de Pernambuco. A previsão indica precipitações entre 20 a 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia.
As chuvas, que já atingem o estado desde a terça-feira (17), apresentam risco baixo para alagamentos e pequenos deslizamentos, principalmente em áreas com vulnerabilidade geográfica.
Diante das condições climáticas, o Inmet recomenda evitar sair de casa durante o mau tempo, observar sinais de alteração em encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante os períodos de chuva.
Cidades da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata estão incluídas na área de atenção do alerta.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também emitiu um alerta de "estado de observação" devido à previsão de chuvas moderadas a potencialmente fortes na Mata Sul e no Grande Recife.
A Defesa Civil do Recife segue em plantão permanente e pode ser acionada pelos telefones 0800.081.3400 ou 3036.4873. As ligações são gratuitas e o atendimento é 24 horas. Em caso de emergência, a orientação é buscar abrigo em locais seguros e entrar em contato com o órgão.
Com a proximidade das celebrações de São João, muitos nordestinos se perguntam: vai chover durante a semana mais esperada do mês? De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os dias 16 e 23 de junho de 2025, o tempo será instável no litoral do Nordeste, especialmente em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, enquanto o interior da região permanecerá seco.
A previsão aponta que chuvas acima de 30 mm devem atingir áreas litorâneas, com destaque para a costa leste de Pernambuco e Alagoas. O litoral sergipano e baiano também podem registrar acumulados significativos, garantindo um pouco de refresco e ajudando na manutenção da umidade relativa do ar. No entanto, no noroeste do Maranhão, as precipitações devem ser mais leves, variando entre 20 e 30 mm.
Já nas áreas interiores do Nordeste, como o sertão e partes do agreste, a previsão é de tempo aberto e seco, o que pode resultar em baixa umidade relativa do ar. Segundo o INMET, isso exige atenção especial com a hidratação e proteção contra o sol, principalmente para populações rurais e trabalhadores ao ar livre.
2
00:44, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+