Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet emite novo alerta de "perigo" de chuvas em Pernambuco até terça (5)

Segundo o instituto, esse cenário aumenta o risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos de encostas e elevação no nível de rios.

04 de maio de 2026 às 14:02   - Atualizado às 14:04

Nuvens carregadas indicam instabilidade do tempo em Minas Gerais, com alerta de chuva forte e possibilidade de granizo.

Nuvens carregadas indicam instabilidade do tempo em Minas Gerais, com alerta de chuva forte e possibilidade de granizo. Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou os avisos de chuva para Pernambuco e emitiu dois alertas válidos a partir desta segunda-feira, 4 de maio, com previsão de instabilidade até a quinta-feira (7). O comunicado mais grave classifica parte do estado em nível de “perigo”, identificado pela cor laranja.

Esse alerta tem validade entre esta segunda até o fim da terça-feira (5), indicando possibilidade de precipitações intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h.

Segundo o instituto, esse cenário aumenta o risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos de encostas e elevação no nível de rios, podendo provocar transbordamentos em áreas mais vulneráveis.

Além do aviso laranja, o Inmet também mantém um alerta de “perigo potencial”, representado pela cor amarela, válido das 9h desta segunda (4) até às 10h da quinta-feira (7). Esse segundo nível abrange todas as regiões do estado, com previsão de chuvas de menor intensidade, entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de até 60 km/h.

Apesar de menos severo, o alerta amarelo também indica possibilidade de ocorrências pontuais, como quedas de galhos, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica, embora o risco seja considerado baixo.

Veja Também

Orientações à população

Diante das condições climáticas previstas, o Inmet orienta que a população evite enfrentar áreas alagadas e redobre a atenção em locais com risco de deslizamento. Também é recomendado observar sinais de instabilidade em encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos em caso de temporais mais intensos.

Em situações de inundação, a recomendação é proteger objetos e documentos importantes, preferencialmente armazenando-os em locais elevados ou em sacos plásticos.

Para emergências, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê nesta segunda-feira, 4 de maio, a possibilidade de chuva moderada a fraca na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste pernambucano. Isso representa acumulados entre 10 e 30 milímetros nesses locais.

Na RMR, uma das regiões mais castigadas nos últimos dias, com desastres que causaram mortes, a expectativa da Apac é de tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite. A temperatura fica entre os 23º e 30º. Mata Norte e Sul faz de 22º a 31º nesta segunda-feira.

O arquipélago de Fernando de Noronha continua sob o alerta amarelo de possibilidade de chuva com acumulos entre 30 a 50 milímetros. Faz entre 25º e 29º na ilha. No Sertão e Sertão do São Francisco não há previsão de chuva nesta segunda. Chama atenção a temperatura mínima nessas regiões, que podem chegar 16º. A máxima é de 34º.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:10, 03 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva ou sol? Confira como fica o tempo em Pernambuco neste fim de semana de eleições.
Previsão

Pernambuco: saiba se chove no domingo (4), dia do 1° turno das eleições, segundo Apac

O clima deve alterar na Região Metropolitana do Recife (RMR), além das Matas Norte e Sul e no Agreste.

Fóssil de medula de preguiça-gigante é encontrado em sítio de Caruaru.
Geologia

Agricultor encontra fósseis de animais pré-históricos após seca em reservatório de Caruaru

Descoberta começou em 2013, quando o trabalhador limpava o local; pesquisadores defendem a preservação dos vestígios encontrados na zona rural.

Calor no Brasil
Clima

Inmet alerta que calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro no Brasil

O cenário pode provocar impactos na agricultura, que pode dificultar a recuperação da umidade do solo e o avanço da semeadura da safra de verão.

mais notícias

+

Newsletter