Pernambuco, 08 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

INMET emite alerta de vendaval e chuvas em Pernambuco; confira as regiões afetadas

Publicação aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Ricardo Lélis

18 de julho de 2026 às 16:29   - Atualizado às 16:29

Ventos fortes.

Ventos fortes. (Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de perigo potencial para vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. Baixo risco de queda de galhos de árvores em Pernambuco neste domingo (19).

O órgão também alertou sobre chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podendo causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira as instruções para a população nas áreas afetadas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As regiões de Pernambuco em risco, segundo o Inmet são:

Sertão, São Francisco, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana de Recife.

Veja Também

INMET alerta sobre El Niño

O(INMET) divulgou no dia 29 de junho, o primeiro boletim oficial com as projeções climáticas para o fenômeno El Niño em 2026.

Elaborado em parceria com outros órgãos nacionais de monitoramento meteorológico, o documento apresenta um cenário de atenção para os próximos meses, indicando que o aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial já alcança níveis considerados elevados e pode provocar mudanças expressivas no regime de chuvas e nas temperaturas em diferentes regiões do país.

De acordo com a análise técnica, as temperaturas da superfície do mar seguem um comportamento característico da instalação do El Niño.

O aquecimento registrado próximo à costa da América do Sul já supera os 2°C em relação à média histórica, índice que reforça a consolidação do fenômeno e aumenta a confiança das previsões para o segundo semestre.

Os modelos climáticos apontam que, entre os meses de julho e setembro, a Região Sul deverá registrar precipitações acima da média, cenário que pode favorecer a ocorrência de temporais, alagamentos e cheias em algumas localidades.

Em contrapartida, os estados do Centro-Norte do Brasil tendem a enfrentar redução das chuvas, elevando o risco de estiagens prolongadas e impactos sobre o abastecimento de água, a produção agrícola e os níveis dos reservatórios.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:42, 08 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ciclone bomba: entenda o que é o fenômeno climático que pode atingir o país
Curiosidade

Ciclone bomba: entenda o que é o fenômeno climático que pode atingir o país

A manifestação da natureza é caracterizado por uma queda rápida e intensa na pressão atmosférica em 24 horas.

Temporal.
Alerta

Inmet monitora possível formação de ciclone bomba no Brasil; confira detalhes

O fenômeno ocorre quando um sistema de baixa pressão se intensifica rapidamente em um curto período de tempo.

Cratera se forma em orla do Grande Recife após temporal
Chuva

Cratera se forma em orla do Grande Recife após temporal; prefeitura detalha obras de contenção

A orientação é para que moradores e pessoas que circulam pela região não se aproximem do ponto afetado. A medida busca evitar acidentes enquanto técnicos avaliam a situação.

mais notícias

+

Newsletter