Além dos temporais, a primeira massa de ar frio do ano trará queda nas temperaturas a partir da noite de sexta-feira, 4 de abril.
01 de abril de 2025 às 13:40 - Atualizado às 13:40
Inmet Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar novos episódios de chuva intensa entre esta terça-feira, 1° de abril, e a quinta-feira, 3. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica volumes próximos de 100 mm, rajadas de vento que podem atingir 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O fenômeno é consequência da formação de uma frente fria na região.
Com o deslocamento dessa frente fria em direção ao Sudeste, temporais isolados também são esperados em Santa Catarina e no Paraná. Já na quinta-feira, 3, o estado de São Paulo ficará em alerta para fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos, condição que se estenderá ao centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, 4.
A partir de sábado, 5, o INMET reforça a necessidade de atenção para o Vale do Paraíba e o litoral de São Paulo, além do Rio de Janeiro, incluindo a capital, a região serrana e o litoral sul. Nessas áreas, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
Além dos temporais, a primeira massa de ar frio do ano trará queda nas temperaturas a partir da noite de sexta-feira, 4, afetando a Região Sul, o sul do Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste. As temperaturas poderão cair abaixo de 10°C em algumas áreas do Sul, com previsão de geada nas serras gaúcha e catarinense ao amanhecer de sábado, 5, e domingo, 6, exigindo atenção especial para as lavouras.
Entre sexta e domingo, 6, ventos intensos de quadrante sul devem acentuar a sensação de frio em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No domingo, 7, as temperaturas voltarão a subir na Região Sul, enquanto o Sudeste sentirá uma nova queda térmica, com mínimas em torno de 12°C na Serra da Mantiqueira, abrangendo áreas de São Paulo e Minas Gerais.
Da redação do Portal com informações do Inmet
2
04:40, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+