Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inmet emite alerta de chuvas fortes de até 100 mm para duas regiões do país; saiba quais

Além dos temporais, a primeira massa de ar frio do ano trará queda nas temperaturas a partir da noite de sexta-feira, 4 de abril.

01 de abril de 2025 às 13:40   - Atualizado às 13:40

Inmet

Inmet Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar novos episódios de chuva intensa entre esta terça-feira, 1° de abril, e a quinta-feira, 3. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica volumes próximos de 100 mm, rajadas de vento que podem atingir 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O fenômeno é consequência da formação de uma frente fria na região.

Com o deslocamento dessa frente fria em direção ao Sudeste, temporais isolados também são esperados em Santa Catarina e no Paraná. Já na quinta-feira, 3, o estado de São Paulo ficará em alerta para fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos, condição que se estenderá ao centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, 4.

Acumulados de chuva e risco de transtornos

A partir de sábado, 5, o INMET reforça a necessidade de atenção para o Vale do Paraíba e o litoral de São Paulo, além do Rio de Janeiro, incluindo a capital, a região serrana e o litoral sul. Nessas áreas, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.

Primeira massa de ar frio do ano

Além dos temporais, a primeira massa de ar frio do ano trará queda nas temperaturas a partir da noite de sexta-feira, 4, afetando a Região Sul, o sul do Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste. As temperaturas poderão cair abaixo de 10°C em algumas áreas do Sul, com previsão de geada nas serras gaúcha e catarinense ao amanhecer de sábado, 5, e domingo, 6, exigindo atenção especial para as lavouras.

Entre sexta e domingo, 6, ventos intensos de quadrante sul devem acentuar a sensação de frio em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No domingo, 7, as temperaturas voltarão a subir na Região Sul, enquanto o Sudeste sentirá uma nova queda térmica, com mínimas em torno de 12°C na Serra da Mantiqueira, abrangendo áreas de São Paulo e Minas Gerais.

Da redação do Portal com informações do Inmet

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:47, 07 Mar

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alagamentos nas cidades afetadas pelas chuvas.
Clima

Temporais no Nordeste deixam 1.200 cidades em alerta e provocam alagamentos no interior

Combinação de fenômenos oceânicos eleva risco de inundações em Pernambuco, Rio Grande do Norte e outros estados.

Clima
Clima

Frente fria intensa avança pelo Brasil e provoca chuvas volumosas; veja regiões afetadas

O fenômeno está associado a um ciclone extratropical, que se desloca em alto-mar, e a uma massa de ar polar de grande intensidade, pouco comum para março.

Apac alerta sobre chuva forte
Clima

Inmet alerta para perigo potencial de chuva em regiões de Pernambuco; saiba quais

Segundo órgão, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nos locais.

mais notícias

+

Newsletter