Inmet: chuva no Centro do Recife. Foto: Bruno Vila Nova/Arquivo Pessoal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, 14 de maio, um alerta de chuvas para toda a faixa do litoral de Pernambuco. O aviso inclui 38 municípios das regiões da Mata Norte, Mata Sul e da Região Metropolitana do Recife.
De acordo com o Inmet, o nível do alerta é de Perigo Potencial. A previsão indica acumulado de chuva de até 50mm, com baixo risco de alagamentos e deslizamentos de pequena escala.
O aviso é válido a partir 15h desta quarta e segue até as 10h da quinta-feira (15).
Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Barreiros, Buenos Aires, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Escada, Ferreiros, Gameleira, Glória do Goitá, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, Ribeirão, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Tamandaré, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência e Vitória de Santo Antão.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou, até as 6h08 do dia 24 de abril, os maiores volumes de chuva das últimas 24 horas em cidades de Pernambuco.
Camaragibe apareceu no topo do levantamento, com um acumulado de 31,0 milímetros de precipitação. São Lourenço da Mata registrou o segundo maior volume de chuvas em Pernambuco, com 27,0 milímetros acumulados.
No Recife, a Apac indicou 24,8 milímetros de chuva em 24 horas. O município de Itapissuma aparece logo em seguida, com 23,4 milímetros. Já o Cabo de Santo Agostinho fechou o ranking divulgado pela Apac, com 19,9 milímetros.
As equipes de monitoramento da Defesa Civil de cada município permanecem de prontidão para atender qualquer ocorrência causada pelas precipitações.
Em caso de emergência, os moradores podem acionar os serviços através dos canais oficiais disponibilizados pelas prefeituras.
2
20:08, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+