Mulher bebendo água devido ao calor. Foto: EPTV/Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, um alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar em 58 municípios de Pernambuco. O aviso atinge principalmente cidades do Sertão e parte do Agreste do estado.
Segundo o Inmet, o alerta entra em vigor a partir das 10h desta segunda-feira e segue válido até as 21h. A previsão indica que a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, índice considerado baixo e que pode provocar desconforto à população, além de riscos à saúde.
Diante das condições climáticas, o órgão orienta que a população redobre os cuidados, mantendo uma boa ingestão de água, evitando esforços físicos intensos e reduzindo a exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários mais quentes do dia.
A baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, irritação nos olhos e nas vias respiratórias, além de agravar problemas de saúde preexistentes. O Inmet recomenda atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Confira a lista de municípios incluídos no alerta:
No último domingo de 2025, 28 de dezembro, foi marcado por um cenário típico do verão brasileiro, com calor intenso, alta umidade e chuvas espalhadas por grande parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase 1,3 mil municípios ficaram sob alerta máximo devido à onda de calor que atinge o Brasil.
O órgão indica que várias regiões enfrentam temperaturas cerca de 5 °C acima do esperado para o período, situação que eleva os riscos à saúde, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. O Inmet informa que esse padrão deve continuar, ao menos, até esta segunda-feira, dia 29 de dezembro.
3
4
22:36, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
O alerta foi divulgado na sexta, 6 de fevereiro e segue válido até as 10h de amanhã. Durante esse período, o instituto mantém o monitoramento contínuo das condições climáticas no estado.
mais notícias
+