Vendaval no RS e SC tem alerta de ventos de até 100 km/h, segundo o Inmet. Foto: Reprodução/TV Jornal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de grau perigoso para vendaval em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o aviso, o temporal teve início às 22h do domingo (27) e segue até às 18h desta segunda-feira, 28 de julho. Os ventos podem ir de 60 km/h a 100 km/h.
As áreas afetadas incluem: a região Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste do Rio-grandense, Sul Catarinense, Serra e Centro Oriental Rio-grandense.
Uma das instruções de segurança essenciais, é evitar buscar abrigo debaixo de árvores, em razão ao risco de queda e descargas elétricas.
Outra recomendação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, tendo em vista que podem ser derrubadas ou danificadas pela ação dos fortes ventos.
As cidades de Alto Feliz, Alvorada, Amaral Ferrador no Rio Grande do Sul, e Araranguá e Armazém em Santa Catarina, devem estar em alerta.
A extensão das áreas afetadas indica que será um evento meteorológico significativo e que requer atenção redobrada da população local.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), publicou na manhã desta segunda-feira, 28 de julho, o plantão com maiores acumulados de chuvas no Estado.
Confira locais
A cidade do Recife entrou em estágio de atenção às 5h desta segunda-feira, 28 de julho, por conta das chuvas registradas nas últimas horas e da previsão de mais precipitações ao longo do dia. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações da capital pernambucana (COP), que orienta a população a evitar deslocamentos, especialmente durante o período de maré alta.
“O Centro de Operações (COP) do Recife informa que, devido ao acúmulo e à continuidade das chuvas no momento de maré alta, às 6h10, a cidade entrou em estágio de Atenção. Dessa forma, a orientação à população é, se possível, realizar deslocamentos fora desse horário”, diz o comunicado.
Segundo o COP, o estágio de atenção é decretado quando há registros de ocorrências ligadas ao clima em pelo menos um ponto da cidade, além de impactos perceptíveis na rotina urbana, como alagamentos, congestionamentos ou risco em áreas de morro. A classificação representa médio risco para a população.
3
4
12:48, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+